Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6877
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CARVALHO, Maria de Fátima Viana | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T14:05:46Z | - |
dc.date.available | 2023-08-29T14:05:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6877 | - |
dc.description | The Nature and its resources will not always be renewable, in view of the great changes caused by human action, we must be aware of how nature is exploited and how we must implement sustainable development ideas. This work investigated and evaluated the concepts of physics teaching combined with environmental education (EE). Developed in schools located in the city of Santa Quitéria do Maranhão. Firstly, we could establish the relations between the curriculum of the Physics discipline in public and private schools of Basic Education with the study of the environment. We seek to understand the comments, affinities, suggestions, criticisms and personal experiences of teachers regarding physics classes and the inclusion of the theme of the environment and sustainable development in textbooks. We tried to demonstrate the validity of using methodologies that obey the legal parameters on EE in schools. We made a comparison between the schools-camps examined, in order to detect which one best fits the profile established by the current laws. Even if the physical curricular component presents a correlation with phenomena related to environmental issues, it can be worked with the student through the contextualization of this theme in the contents of High School, provided that they are well conducted by the teacher who, indirectly, will be working on Environmental Education , the results showed that the traditional way of teaching in the classroom needs to be modified, especially when it comes to the association of physics with environmental education, since the research participants, despite recognizing the importance of such concepts, still portray it in a superficial way. | pt_BR |
dc.description.abstract | A natureza e seus recursos nem sempre serão renováveis, tendo em vista as grandes alterações provocadas pela ação do homem, devemos estar atentos a respeito de como a natureza é explorada e como devemos implementar as idéias de desenvolvimento sustentável. O trabalho investigou e avaliou as concepções do ensino de física aliado à educação ambiental (EA). Desenvolvido em escolas localizadas na cidade de Santa Quitéria do Maranhão. Primeiramente, poderamos as relações entre o currículo da disciplina de Física em escolas públicas e privadas da educação Básica com o estudo do meio ambiente. Buscamos compreender os comentários, afinidades, sugestões, críticas e experiências pessoais dos professores a respeito das aulas de física e a inclusão da temática do meio ambiente e desenvolvimento sustentável nos livros didáticos. Tentamos demonstrar a validade da utilização de metodologias que obedecem aos parâmetros legais sobre EA nas escolas. Realizamos um comparativo entre as escolas-campos examinadas, a fim de detectar qual delas mais se encaixa no perfil estabelecido pelas leis vigentes. Mesmo que o componente curricular física, apresente uma correlação com fenômenos relacionados a questões ambientais, podendo ser trabalhado com o aluno por meio da contextualização desse tema nos conteúdos de Ensino Médio desde que bem conduzidos pelo professor que, de forma indireta estará trabalhando a Educação Ambiental, os resultados apontaram que a maneira tradicional de lecionar em sala de aula precisa ser modificada, principalmente quando se tratar da associação da física com a educação ambiental, pois os participantes da pesquisa apesar de reconhecerem a importância de tais conceitos ainda o retratam de maneira superficial. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento sustentável; | pt_BR |
dc.subject | educação ambiental; | pt_BR |
dc.subject | educação básica; | pt_BR |
dc.subject | ensino de física | pt_BR |
dc.subject | sustainable development; | pt_BR |
dc.subject | environmental education; | pt_BR |
dc.subject | basic education; | pt_BR |
dc.subject | physics teaching | pt_BR |
dc.title | FÍSICA E MEIO AMBIENTE: um estudo sobre a correlação do ensino- aprendizagem de física aliado à educação ambiental em escolas de ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | PHYSICS AND ENVIRONMENT: a study on the correlation of teaching- learning physics combined with environmental education in high schools | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria de Fátima Viana C..pdf | TCC de Graduação | 673,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.