Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6880
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Daiara Mendes da-
dc.date.accessioned2023-09-04T12:04:37Z-
dc.date.available2023-09-04T12:04:37Z-
dc.date.issued2023-08-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6880-
dc.descriptionABSTRACT The present work deals with the activities that integrate Environmental Education as an educational analysis for the preservation of the Cerrado in the school scope of the High School Integrated to the Technical Course in Agriculture of the Rio Peixe Agricultural Family School - EFARP, municipality of Balsas - MA and aims to address the environmental education for the preservation of the cerrado in order to form conscious and critical citizens, allied to this, to seek the relationship between human beings and sustainable practices, minimizing environmental damage. The research is of the descriptive qualitative type with the collection of data obtained through the characterization of the physical space of the Rio Peixe Agricultural Family School - EFARP constituting a research in documents produced by the school and conversation with the Pedagogical Coordinator and the manager of the EFA. Activities included workshops, exposure of content in the classroom and Conversation Circles. All activities were guided by dialogue and encouraged students to reflect on the actions they developed in relation to the topics discussed. The work is interconnected between theory where students had moments in the classroom to expose content and participatory activity (conversation circle) and practice through activities outside the school (workshops). Finally, environmental education perspectives help create sustainable solutions. These actions educate young people to use natural resources in order to minimize environmental effects.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho versa sobre as atividades que integram a Educação Ambiental como uma análise educativa, para conservação do Cerrado no âmbito escolar do Ensino Médio, Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola Rio Peixe - EFARP, município de Balsas – MA e visa abordar a educação ambiental, para conservação do cerrado com intuito de formar cidadãos conscientes e críticos, aliando a isso, buscar a relação entre o ser humano e as práticas sustentáveis minimizando os danos ambientais. Para realização do estudo utilizou-se a pesquisa qualitativa descritiva, e pesquisa nas bases dos dados nacionais, em documentos produzidos pela escola e conversas com o Coordenador Pedagógico e o gestor da EFA. As atividades ambientais didáticas incluíram oficinas, exposição de conteúdo em sala de aula e Rodas de Conversas com alunos (as) da 1a, 2a e 3a turma do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico em Agropecuária de forma interdisciplinar, nas disciplinas de Agroecologia, Horticultura e Plantas Medicinais, e Extrativismo totalizando 74 educandos. Todas as atividades foram orientadas pelo diálogo e incentivaram os alunos a refletir sobre as ações que desenvolveram em relação aos assuntos discutidos. O trabalho está interligado entre teoria onde os alunos tiveram momentos em sala de aula para exposição de conteúdos e atividade participativa (roda de conversa) e a prática por meio das atividades na área externa da escola (oficinas). As atividades didáticas trabalhadas na escola sob a perspectiva da Educação ambiental suscitaram um olhar mais atento a questões ambientais e a forma de utilizar os recursos naturais, o engajamento dos alunos (as) foi muito satisfatório e algumas práticas passaram a ser trabalhadas no cotidiano da escola.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectoficinas;pt_BR
dc.subjectmeio ambiente;pt_BR
dc.subjectEducação Ambiental.pt_BR
dc.subjectworkshops;pt_BR
dc.subjectenvironment;pt_BR
dc.subjectEnvironmental Education.pt_BR
dc.titleEducação ambiental na Escola Família Agrícola Rio Peixe - EFARP: ações educativas para a conservação do cerradopt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education at the Rio Peixe Family Agricultural School - EFARP: educational actions for the conservation of the cerradopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC do Curso de Graduação em Educação do Campo/Ciências Agrárias do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAIARAMENDESDACOSTA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.