Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6880
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | COSTA, Daiara Mendes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-04T12:04:37Z | - |
dc.date.available | 2023-09-04T12:04:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6880 | - |
dc.description | ABSTRACT The present work deals with the activities that integrate Environmental Education as an educational analysis for the preservation of the Cerrado in the school scope of the High School Integrated to the Technical Course in Agriculture of the Rio Peixe Agricultural Family School - EFARP, municipality of Balsas - MA and aims to address the environmental education for the preservation of the cerrado in order to form conscious and critical citizens, allied to this, to seek the relationship between human beings and sustainable practices, minimizing environmental damage. The research is of the descriptive qualitative type with the collection of data obtained through the characterization of the physical space of the Rio Peixe Agricultural Family School - EFARP constituting a research in documents produced by the school and conversation with the Pedagogical Coordinator and the manager of the EFA. Activities included workshops, exposure of content in the classroom and Conversation Circles. All activities were guided by dialogue and encouraged students to reflect on the actions they developed in relation to the topics discussed. The work is interconnected between theory where students had moments in the classroom to expose content and participatory activity (conversation circle) and practice through activities outside the school (workshops). Finally, environmental education perspectives help create sustainable solutions. These actions educate young people to use natural resources in order to minimize environmental effects. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO O presente trabalho versa sobre as atividades que integram a Educação Ambiental como uma análise educativa, para conservação do Cerrado no âmbito escolar do Ensino Médio, Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola Rio Peixe - EFARP, município de Balsas – MA e visa abordar a educação ambiental, para conservação do cerrado com intuito de formar cidadãos conscientes e críticos, aliando a isso, buscar a relação entre o ser humano e as práticas sustentáveis minimizando os danos ambientais. Para realização do estudo utilizou-se a pesquisa qualitativa descritiva, e pesquisa nas bases dos dados nacionais, em documentos produzidos pela escola e conversas com o Coordenador Pedagógico e o gestor da EFA. As atividades ambientais didáticas incluíram oficinas, exposição de conteúdo em sala de aula e Rodas de Conversas com alunos (as) da 1a, 2a e 3a turma do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico em Agropecuária de forma interdisciplinar, nas disciplinas de Agroecologia, Horticultura e Plantas Medicinais, e Extrativismo totalizando 74 educandos. Todas as atividades foram orientadas pelo diálogo e incentivaram os alunos a refletir sobre as ações que desenvolveram em relação aos assuntos discutidos. O trabalho está interligado entre teoria onde os alunos tiveram momentos em sala de aula para exposição de conteúdos e atividade participativa (roda de conversa) e a prática por meio das atividades na área externa da escola (oficinas). As atividades didáticas trabalhadas na escola sob a perspectiva da Educação ambiental suscitaram um olhar mais atento a questões ambientais e a forma de utilizar os recursos naturais, o engajamento dos alunos (as) foi muito satisfatório e algumas práticas passaram a ser trabalhadas no cotidiano da escola. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | oficinas; | pt_BR |
dc.subject | meio ambiente; | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental. | pt_BR |
dc.subject | workshops; | pt_BR |
dc.subject | environment; | pt_BR |
dc.subject | Environmental Education. | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental na Escola Família Agrícola Rio Peixe - EFARP: ações educativas para a conservação do cerrado | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental education at the Rio Peixe Family Agricultural School - EFARP: educational actions for the conservation of the cerrado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC do Curso de Graduação em Educação do Campo/Ciências Agrárias do Campus de Bacabal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DAIARAMENDESDACOSTA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.