Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6884
Título: | Os desafios docentes no Ensino de ciências nos anos finais na Escola Josiel Alves de Lima, Agrovila Joselândia, Lagoa grande do Maranhão-MA |
Título(s) alternativo(s): | Teaching challenges in science teaching in the final years at Escola Josiel Alves de Lima, Agrovila Joselândia, Lagoa Grande do Maranhão-MA |
Autor(es): | SALES, Marta da Conceição |
Palavras-chave: | Ensino de ciências; Educação do campo; Desafios docentes Science teaching; Field education; Teaching challenges |
Data do documento: | 24-Fev-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo identificar os desafios docentes em relação ao ensino de ciências, nas Séries Finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Josiel Alves de Lima. A pesquisa foi realizada com 4 professores da escola, sendo que destes somente um ministra a disciplina de ciências nas series finais, pois a escola funciona de modo multisseriado, isto é, 6º ao 9º ano juntos em uma mesma sala. Utilizou-se para a coleta de dados, questionários com todos os professores, entrevista semiestruturada com o professor de ciências, observação das aulas de ciências e analise dos planos de aulas de ciências. A análise dos resultados permitiram observar que os descasos com a educação são muitos, desde a infraestrutura dos prédios escolar a formação dos professores, que aceitam esse desafio por precisarem de um trabalho, aceitando assim um salário baixo, a falta de materiais didáticos, e muitas vezes a falta de orientação pedagógica, que consequentemente ocasiona com uma determinada dificuldade em sala de aula. No que se refere as dificuldades do docente em relação ao ensino de ciências, é atribuída a falta de formação adequada, pois o mesmo só possui o Ensino Médio Técnico em Agropecuária, e assim são outros dois professores da escola, pois somente uma professora trabalha na sua área de formação, a mesma é graduada em pedagogia, pós graduada em psicopedagogia com especialização em gestão escolar, e trabalha como professora e gestora da escola. A partir dos resultados tivemos a percepção e certeza da importância da pesquisa no processo educacional, no sentido de instigar os educadores a buscar uma formação adequada para a prática do ensino de ciências em escolas do campo. Cabe afirmar as dificuldades enfrentadas e os desafios são constantes, dados pela falta de formação, falta de material pedagógico, dentre diversos aspectos que devem ser levados em consideração no processo de ensino-aprendizagem. |
Descrição: | This work aims to identify the teaching challenges in in relation to science teaching, in the final grades of Elementary Education at Escola Municipal Josiel Alves de Lima. The survey was carried out with 4 teachers from school, and of these only one teaches science in the grades finals, as the school works in a multigrade way, that is, 6th to 9th grades together in the same room. For data collection, questionnaires with all the teachers, semi-structured interview with the science teacher, observation of science lessons and analysis of science lesson plans. The analysis of results allowed us to observe that there are many neglects with education, from the infrastructure of school buildings the training of teachers, who accept this challenge for needing a job, thus accepting a low salary, lack of teaching materials, and often the lack of pedagogical guidance, which consequently causes a certain difficulty in the classroom. At the referring to the teacher's difficulties in relation to science teaching, it is attributed to lack of adequate training, as he only has high school Technician in Agriculture, and so are two other teachers at the school, as only one teacher works in her training area, she is graduated in pedagogy, postgraduate degree in psychopedagogy with specialization in management school, and works as a teacher and school manager. From the results we had the perception and certainty of the importance of research in the educational process, in the sense of instigating educators to seek adequate training for the practice of teaching science in rural schools. It is worth mentioning the difficulties faced and the challenges are constant, given by the lack of training, lack of pedagogical material, among several aspects that must be taken into consideration in the teaching-learning process. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6884 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática do Campus de Bacabal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Marta._OFICIAL.pdf | TCC de Graduação | 818,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.