Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6886
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Kételly Machado Carvalho de | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-05T14:13:54Z | - |
dc.date.available | 2023-09-05T14:13:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6886 | - |
dc.description | One of the opportunities for a better understanding of the content by the students is the use of experiments in chemistry classes, which helps to strengthen the student's knowledge and cognitive development and benefits the chemistry teaching and learning process. Thus, this research it was based on the following problem: how do experimental activities contribute to teaching and learning chemistry for high school students? Based on this assumption, this study had the general objective of reporting on the experimental activities and their contribution to the teaching-learning of chemistry for high school students. Developed like a bibliographic review, the data collection was carried out through electronic search, in the Scientifc Electronic Library Online (Scielo), Capes and Google Scholar databases on the subject in question. Based on the proposed research, it can be understood that the investigative experiences, when well planned, are related to the contents and curriculum competencies and become an important resource for meaningful learning with the students' daily lives. The student is the hero of the learning system when he is actively included in the process. In this way, students have the opportunity to work on developing hypotheses and seek data to confirm them, while identifying methods of solving problems, thus strengthening knowledge. In addition to contributing to learning, the use of these methods can help teachers in the transition from scholars to intermediaries to motivate students to seek answers, to be more interested in chemistry and to create arguments to support their ideas on the subject. Thus, it is still necessary to explain the theory of education and the teaching methodology, as a way of guiding the teacher to change his performance in the context of the classroom. | pt_BR |
dc.description.abstract | Uma das oportunidades para melhor compreensão do conteúdo pelos alunos é a utilização de experimentos nas aulas de química, o que ajuda a fortalecer o conhecimento e o desenvolvimento cognitivo do aluno e beneficia o processo de ensino e aprendizagem de química. Assim, esta pesquisa foi baseada na seguinte problemática: como as atividades experimentais contribuem para o ensino- aprendizagem de química para alunos do ensino médio? Partindo desse pressuposto, este estudo teve por objetivo geral relatar sobre as atividades experimentais e sua contribuição para o ensino-aprendizagem de química para alunos do ensino médio. Desenvolvido na forma de uma revisão bibliográfica, a coleta de dados foi realizada mediante busca eletrônica nas bases de dados Scientifc Electronic Library Online (Scielo), Capes e Google Scholar, com materiais publicados entre os anos de 1987 até os dias atuais sobre a temática em questão. O estudo foi baseado em seis artigos científicos principais, selecionados pelos critérios de demonstrações de experimentos e resultados obtidos no aprendizado. Com base na pesquisa proposta, pode-se compreender que as experiências investigativas, quando bem planejadas, estão relacionadas aos conteúdos programáticos e às competências do currículo e se tornam um importante recurso para uma aprendizagem significativa com o cotidiano dos alunos. O aluno é o herói do sistema de aprendizagem quando está ativamente incluído no processo. Desta forma, os alunos têm a oportunidade de trabalhar no desenvolvimento de hipóteses e buscar dados para confirmá-las, enquanto identificam métodos de resolução de problemas, fortalecendo assim o conhecimento. Além de contribuir para o aprendizado, o uso desses métodos pode ajudar os professores na transição de estudiosos para intermediários para motivar os alunos a buscar respostas, a se interessar mais pela química e a criar argumentos para sustentar suas ideias sobre o assunto. Assim, ainda é preciso explicar a teoria da educação e a metodologia de ensino, como forma de orientar o professor a mudar sua atuação no contexto da sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | Educação; | pt_BR |
dc.subject | Química experimental | pt_BR |
dc.subject | Teaching learning; | pt_BR |
dc.subject | Education; | pt_BR |
dc.subject | Experimental chemistry | pt_BR |
dc.title | A importância das atividades experimentais no processo de ensinoaprendizagem de química no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of experimental activities in the teaching-learning process of chemistry in high school | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KETELLY_MACHADO_CARVALHO_DE_SOUSA_TCC.pdf | TCC de Graduação | 391,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.