Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, David Luis Coelho da-
dc.date.accessioned2023-09-11T16:09:54Z-
dc.date.available2023-09-11T16:09:54Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6896-
dc.descriptionABSTRACT During the investigation of maintenance practices in heavy-duty fleets it became evident that there is a scarcity of data available on the subject, particularly regarding tire maintenance and strategies employed to mitigate significant vehicle damage. Against this backdrop, the primary aim of this research is to conduct a comprehensive analysis of a soft drink company’s trans- portation system, relying on indicators of preventive maintenance. This investigation takes into consideration the implications of the traveled route, payload, and inspection quality. The selec- ted approach entails an exploratory, descriptive, and analytical case study methodology applied to the subject of interest. The data utilized for analysis were obtained from the SAP platform, and indicators such as truck weight, average speed, telemetry, and other relevant metrics were assessed utilizing the Failure Mode and Effects Analysis (FMEA) tool. Subsequent to the analy- sis, several improvement measures were implemented, including the augmentation of the vis- cosity of the 15W40 oil to forestall engine wear, the establishment of standardized preventive maintenance procedures, and the enhancement of vehicle weight distribution planning to attain cost reduction and an enhanced equipment quality of life.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Ao realizar um estudo sobre a manutenção em frotas de peso elevado percebeu-se que tem poucos dados sobre o assunto, principalmente sobre a manutenção dos pneus e as técnicas utilizadas para se evitar maiores danos aos veículos. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar um sistema de transporte de uma empresa de refresco com base em indicado- res de manutenção preventiva, levando em consideração os impactos da rota percorrida, peso livre transportado e qualidade das inspeções. A metodologia escolhida é estruturada em um es- tudo de caso exploratório, descritivo e analítico do objeto estudado. Os dados utilizados para análise foram retirados da plataforma SAP, e com o uso de indicadores, tais como, o peso do caminhão, a velocidade média, telemetria, etc, utilizando como ferramenta o FMEA. Com os resultados da análise, ações de melhorias foram realizadas tais como: aumentar a viscosidade do óleo 15W40, para evitar o desgaste dos motores; estabelecer uma manutenção preventiva padronizada e melhorar o planejamento de distribuição de peso dos veículos para se obter um menor custo e aumento da qualidade de vida dos equipamentos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectmanutenção preventiva;pt_BR
dc.subjectpeso;pt_BR
dc.subjectdistribuição de peso;pt_BR
dc.subjectplanejamento.pt_BR
dc.subjectpreventive maintenance;pt_BR
dc.subjectWeight;pt_BR
dc.subjectweight distribution;pt_BR
dc.subjectplanning.pt_BR
dc.titleAvaliação de plano preventivo em caminhões de uma empresa de transporte de refrescospt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of a preventive plan for the trucks of a soft drink transportation companypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Mecânica do Campus Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAVIDLUISCOELHODASILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.