Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6903
Título: Modelagem e controle do direcionamento de um paraquedas para recuperação de foguetes de sondagem
Título(s) alternativo(s): Modeling and controlling the steering of a parachute for recovering sounding rockets
Autor(es): SILVA, Emanuel Rodrigues Valentim da
Palavras-chave: controle;
paraquedas;
sintonização automática;
foguetes.
control;
parachute;
auto-tuning;
rockets.
Data do documento: 18-Jan-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo Paraquedas têm sido amplamente utilizados na recuperação de dispositivos aeroespaciais como Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) e aeronaves supersônicas. Diversos estudos têm explorado a capacidade de realizar o controle do paraquedas por meio da associação de superfícies de controle em sua estrutura semelhante às empregadas na aviação. Esses estudos realizaram importantes contribuições, nomeadamente modelagem matemática dos fenômenos físicos envolvidos. No entanto, os métodos de sintonia para os controladores desses trabalhos apresentam carência de informação e projeto. O presente trabalho apresenta um projeto de um sistema para controle da movimentação de um paraquedas. Esse projeto realiza a formulação das leis de controle para análise dinâmica do comportamento do sistema, bem como realiza a otimização dos dispositivos de compensação para atender os índices de desempenho especificados. Para o projeto do controlador, técnicas de otimização computacional baseado na aproximação de funções de transferência foram utilizadas para obter os parâmetros do controlador proporcional, integral e derivativo (PID). Os resultados obtidos atendem os requisitos especificados, nomeadamente tempo de acomodação de 12 𝑠 com máximo sobressinal de 20, 03%.
Descrição: Abstract Parachutes have been widely used in the recovery of aerospace devices such as Unmanned Aerial Vehicle (UAV) and supersonic aircraft. Several studies have explored the ability to control the parachute by associating control surfaces in its structure similarly to those used in aviation. These studies provided important contributions, namely mathematical modeling of the physical phenomena involved. However, there is a lack of information about the tuning methods for the controllers as well as their design. This work presents a system design to control a parachute’s trajectory. This project performs the formulation of control laws for dynamic analysis of the system’s behavior and the optimization of compensation devices to achieve the specified performance indices. For the controller design, computational optimization techniques based on transfer function approximation were used to obtain the proportional, integral, and derivative (PID) controller parameters. The obtained results achieved the specified requirements: a settling time of 12 𝑠 with a maximum overshoot of 20.03%.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6903
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Aeroespacial do Campus do Bacanga

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