Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6904
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dc.contributor.authorARAÚJO, Isabel Silva de-
dc.date.accessioned2023-09-12T12:43:18Z-
dc.date.available2023-09-12T12:43:18Z-
dc.date.issued2023-07-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6904-
dc.descriptionABSTRACT The present work aims to analyze the state of the art of teaching nanosatellites in basic education in Brazil, approaching the fundamental and secondary levels, seeking to identify the best practices, resources and strategies for their effective incorporation in the school curriculum. Through a systematic literature review, recent studies on the subject were identified, trends such as national curriculum guidelines and related official documents, investigated the best practices used in teaching nanosatellites and identified the available teaching resources. In addition, the skills and abilities developed by students in this context were evaluated. The results show the importance of teaching nanosatellites, the need to update curricular guidelines, the potential of practices in projects and the integration of disciplines such as robotics and electronics. Support from the Federal Government, universities and initiatives such as OBSAT (Brazilian Satellite Olympics) and CubeDesign to overcome challenges and promote the training of teachers and students.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho tem como objetivo analisar o estado da arte do ensino de nanossatélites no ensino básico do Brasil, abordando o nível fundamental e médio, buscando identificar as melhores práticas, recursos e estratégias para sua incorporação efetiva no currículo escolar. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, foram identificados estudos recentes sobre o tema, analisadas as diretrizes curriculares nacionais e os documentos oficiais relacionados, investigadas as melhores práticas utilizadas no ensino de nanossatélites e identificados os recursos didáticos disponíveis. Além disso, foram avaliadas as competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes nesse contexto. Os resultados evidenciam a importância do ensino de nanossatélites, a necessidade de atualização das diretrizes curriculares, o potencial das práticas baseadas em projetos e a integração de disciplinas como robótica e eletrônica. Recomenda-se o apoio do Governo Federal, universidades e iniciativas como a OBSAT (Olimpíada Brasileira de Satélites) e o CubeDesign para superar os desafios e promover a capacitação dos professores e alunos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino de Nanossatélites,;pt_BR
dc.subjectEducação Científica;pt_BR
dc.subjectTecnológica;pt_BR
dc.subjectCurrículo Escolar;pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental;pt_BR
dc.subjectTeaching Nanosatellites;pt_BR
dc.subjectScientific;pt_BR
dc.subjectTechnological Education;pt_BR
dc.subjectSchool Curriculum;pt_BR
dc.subjectHigh School.pt_BR
dc.titleEstudo acerca do ensino de nanossatélites na Educação Básica: uma abordagem para o nível Fundamental e Médiopt_BR
dc.title.alternativeA study on the teaching of nanosatellites in basic education: an approach for primary and secondary levelspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Aeroespacial do Campus do Bacanga

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