Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6906
Título: A Química Verde no ensino médio: uma abordagem das propriedades químicas de algumas plantas medicinais utilizando metodologias ativas
Título(s) alternativo(s): Green chemistry in high school: an approach to the chemical properties of some medicinal plants using active methodologies
Autor(es): SILVA, Elisene dos Santos
Palavras-chave: Química Verde;
plantas medicinais;
princípio ativo;
metodologias ativas.
Green Chemistry;
medicinal plants;
active methodologies;
active principles.
Data do documento: 31-Ago-2023
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO O ensino da Química se torna desafiador devido à necessidade de motivar os alunos e contextualizar o assunto estudado com o cotidiano dos estudantes, demonstrando sua relevância científica. Para isso, é importante sempre correlacionar os temas abordados mostrando sua aplicação no dia a dia. Assim, esse trabalho tem como objetivo, investigar as propriedades químicas de algumas plantas medicinais com base na Química Verde demonstrando a relevância científica do conhecimento cotidiano, através do uso de metodologias ativas para facilitar o aprendizado no ensino de Química Orgânica. A metodologia do trabalho foi baseada em pesquisas de campo e bibliográficas, para tanto, foram ministradas aulas aos alunos do terceiro ano do ensino médio no município de Lajeado Novo do Maranhão. As aulas realizadas têve por conteúdo a Química Orgânica, no qual foi explorado as propriedades químicas de algumas plantas medicinais com base na Química Verde, focando na identificação dos grupos funcionais presentes em um dos princípios ativos de cada plantas. Aplicou-se o “Jogo das Plantas Medicinais”, como metodologia ativa a fim de facilitar o ensino e estimular os estudantes na aprendizagem. A avaliação dos resultados se deu por meio da aplicação de dois questionários: um inicial e outro final. Ao analisar os dados obtidos nessa pesquisa foi possível constatar que os alunos se empenharam nos assuntos de química quando eles conseguem ver aplicabilidade na vida cotidiana e no mecanismo de ensino fazendo uso de metodologias ativas fugindo assim do modelo tradicional. Uma grande parte dos estudantes obteve um maior aproveitamento dos conteúdos, bem como uma maior facilidade de compreensão após o jogo desenvolvido em sala. Então, pôde-se concluir que existe eficácia no ensino usando metodologias ativas com temas relevantes como a química verde.
Descrição: ABSTRACT Teaching Chemistry becomes challenging due to the need to motivate students and contextualize the subject matter with students' everyday lives, demonstrating its scientific relevance. For this purpose, it is important to always correlate the topics discussed, showing their application in daily life. Thus, this work aims to investigate the chemical properties of some medicinal plants based on Green Chemistry, demonstrating the scientific relevance of everyday knowledge through the use of active methodologies to facilitate learning in Organic Chemistry education. The methodology of the work was based on field and bibliographic research, and classes were given to third-year high school students in the municipality of Lajeado Novo do Maranhão. The classes conducted covered Organic Chemistry, in which the chemical properties of some medicinal plants based on Green Chemistry were explored, focusing on the identification of functional groups present in one of the active principles of each plant. The "Medicinal Plants Game" was applied as an active methodology to facilitate teaching and stimulate student learning. The evaluation of the results was carried out through the application of two questionnaires: an initial one and a final one. Analyzing the data obtained in this research, it was possible to observe that students engage more with chemistry topics when they can see applicability in everyday life and when teaching mechanisms make use of active methodologies, thus departing from the traditional model. A large proportion of students achieved better comprehension of the content and found it easier to understand after the game developed in the classroom. Therefore, it can be concluded that there is effectiveness in teaching using active methodologies with relevant topics such as green chemistry.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6906
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Química a Distância - Polo Porto Franco

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELISENEDOSSANTOSSILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.