Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6908
Título: FableJS: biblioteca para criação de histórias interativas
Título(s) alternativo(s): FableJS: library for creating interactive stories
Autor(es): SILVA, Alfredo Tito
Palavras-chave: eBook interativo;
modelo de autoria multimídia;
modelo hipermídia;
interactive eBook;
multimedia authoring model;
hypermedia model.
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Livros digitais surgiram inicialmente com o intuito de converter grandes obras literárias para o formato digital. Com o avanço tecnológicos estes livros ganharam recursos interativos a propiciar experiências de leitura cada vez mais imersivas. A partir desse pressuposto, é apresentado neste artigo o FableJS, uma biblioteca para criação de narrativas digitais interativas não-lineares, que foi avaliada por meio de dois questionários um focado em analisar a motivação e outro a satisfação do usuário. O FableJS é baseado no modelo conceitual Fábulas, como norte dos recursos que a biblioteca tem que abarcar como base, além disso, ela utiliza recursos Web e diretivas do framework Angular para criar histórias interativas com o uso de uma linguagem declarativa. Na avaliação desta abordagem foi executado um experimento com 13 alunos da disciplina de introdução a programação, onde os voluntários usaram a ferramenta proposta para criar narrativas. O estudo mostrou que o emprego dessa abordagem pode aumentar a autoconfiança da turma de discentes em aprenderem uma linguagem de programação imperativa depois do uso da presente abordagem declarativa.___ABSTRACT: Digital books frist appeared with the aim of converting large literary pieces to the digital format. As technology advanced these books gained interactive resources to provide increasingly immersive reading experiences. Based on this assumption, this article presents FableJS, a library for creating non-linear interactive digital narratives, which was assessed using two questionnaires, one focused on analyzing a motivation and the other on user satisfaction. FableJS is based on the Fábulas conceptual model, as the direction of the resources that the library has to cover as a base, in addition, it uses Web resources and Angular framework directives to create interactive stories using a declarative language. In the evaluation of this approach, an experiment was combined with 13 students that were cursing the discipline of Introduction to programming, where the volunteers used a proposed tool to create narratives. The study showed that the use of this approach can increase the self-confidence of the class of students in learning an imperative programming language after using the present declarative approach.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6908
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlfredoTitoSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.