Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6921
Título: Playground web para aplicações hipermídia não-lineares
Título(s) alternativo(s): Web playground for non-linear hypermedia applications
Autor(es): GOMES, Micael Machado
Palavras-chave: playground;
ferramenta de autoria;
pensamento computacional;
modelo hipermídia;
playground;
authoring tool;
computational thinking;
hypermedia model.
Data do documento: 25-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo: Playgrounds Web ganharam muito destaque nos últimos anos, principalmente pela praticidade em que um usuário pode construir um projeto sob uma determinada tecnologia. Eles não precisam ser instalados ou configurados em ambiente local, como uma IDE ou um compilador de uma determinada linguagem de programação. Neste trabalho, são discutidos os requisitos e especificações técnicas com base em ferramentas similares, para conceber um sistema de acordo com arquitetura serverless, permitindo a criação de recursos interativos. Esta modelagem teve como resultado o Codefab, um Playground voltado para construção de narrativas hipermídia não-lineares, estruturadas com conceitos do modelo Fábulas. Para realizar a avaliação da ferramenta foi feito um ensaio de interação seguido da aplicação de um formulário pesquisa, para analisar aspectos quantitativos e qualitati vos. O estudo fez a utilização da ferramenta TAM para compreender o nível de aceitação da tecnologia proposta por parte dos participantes. Para uma abordagem prospectiva o SUS foi a melhor escolha, atribuindo um score para classificar a usabilidade. Os dados coletados mostraram que a ferramenta não é tão simples de ser utilizada em um primeiro momento. No entanto, mostraram um bom nível de aceite pelos participantes, com a usabilidade percebida classificada como ranking B.___Abstract: Web playgrounds have gained a lot of attention in the last few years, mainly due to the practicality in which a user can build a project under a certain technology. They do not need to be installed or set up in a local environment, such as an IDE or a compiler for a particular programming language. In this work, requirements and technical specifications are discussed, based on similar tools, to design a system according to a serverless architecture, allowing the creation of interactive resources. This modeling resulted in Codefab, a Playground focused on building non-linear hypermedia narratives, structured with concepts from the Fábulas model. To carry out the evaluation of the tool, an interaction test was carried out followed by the application of a survey form, to analyze quantitative and qualitative aspects. The study used the TAM tool to understand the level of acceptance of the technology proposed by the participants. For a prospective approach, SUS was the best choice, assigning a score to classify usability. The data collected showed that the tool is not so simple to use at first. However, they showed a good level of acceptance by the participants, with the perceived usability classified as ranking
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6921
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MicaelMachado.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.