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Título: Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso no âmbito do TRE-MA
Título(s) alternativo(s): Quality of life at work: a case study within the scope of TRE-MA
Autor(es): SANTOS, Vanessa Nascimento dos
Palavras-chave: qualidade de vida no trabalho;
adoecimento nas organizações;
organizações saudáveis;
quality of life at work;
illness in organizations;
healthy organizations.
Data do documento: 13-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do MAranhão
Resumo: RESUMO: O artigo trata da avaliação acerca das percepções dos servidores a respeito das práticas de QVT no contexto de trabalho no âmbito do de uma instituição pública por meio do modelo de Ferreira (2011). Utilizou-se como instrumento avaliativo o Questionário de Albuquerque (2016) aplicado e respondido de forma on-line, com 70 respostas analisadas. O modelo descritivo teórico-metodológico serve como norte na condução do diagnóstico de QVT nas organizações, além de permitir identificar a percepção de práticas de QVT no contexto organizacional. A análise dos dados se deu a partir de estatística descritiva com o auxílio do software Excel. As maiores médias da pesquisa correspondem aos fatores que compõem “Condições de Trabalho”, “Relações Socioprofissionais” e “Uso da Informática", indicando promoção de saúde e de bem estar. A pesquisa identificou como menores média os fatores “Assistência do setor de saúde”, a “Sobrecarga de atividades” e o “Reconhecimento e Incentivo de Crescimento Pessoal”. Conclui-se que a instituição pesquisada situa-se de uma forma geral em uma zona de bem-estar e de percepção positiva na visão dos servidores. Na perspectiva organizacional, os resultados da pesquisa podem contribuir significativamente para a elaboração de políticas de gestão de pessoas voltadas à promoção da qualidade de vida no trabalho, aliando bem-estar, produtividade e resultados organizacionais. _____ ABSTRACT: The article deals with the evaluation of the servants' perceptions regarding QWL practices in the work context within the framework of a public institution through Ferreira's model (2011). The Albuquerque Questionnaire (2016) was applied and answered online, with 70 responses analyzed. The theoretical-methodological descriptive model serves as a guide in conducting the QWL diagnosis in organizations, in addition to allowing the identification of the perception of QWL practices in the organizational context. Data analysis was based on descriptive statistics with the help of Excel software. The highest averages in the survey correspond to the factors that make up "Working Conditions", "Socio-professional Relations" and "Use of Information Technology", indicating health and well-being promotion. health”, the “Overload of activities” and the “Recognition and Incentive of Personal Growth.” It is concluded that the researched institution is generally located in an area of well-being and positive perception in the view of the servers. From an organizational perspective, the research results can contribute significantly to the development of people management policies aimed at promoting quality of life at work, combining well-being, productivity and organizational results.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6940
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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