Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6942
Título: | O IMPACTO PANDÊMICO NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO: uma análise sobre a aplicação do ensino remoto |
Título(s) alternativo(s): | THE PANDEMIC IMPACT ON ACADEMIC DEVELOPMENT: an analysis of the application of remote teaching |
Autor(es): | OLIVEIRA, Leilton dos Santos |
Palavras-chave: | teoria social cognitiva; resiliência; ensino remoto; Covid-19 cognitive social theory; resilience; remote teaching; Covid-19 |
Data do documento: | 19-Jul-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Educação e pandemia são temas de debates de caráter contínuo, seja por meio de mudanças nas formas educacionais ou pelo surgimento de novas enfermidades ao decorrer dos anos. Diante desse cenário, há diversas incógnitas que envolvem a compreensão de quais impactos venham a ser desenvolvidos, principalmente, quando há a necessidade desses dois pontos serem levados ao embate direto, causando mudanças nos métodos de ensino-aprendizagem para os meios virtuais em decorrência da impossibilidade de contatos físicos, como o caso da recente pandemia da Covid-19. Perante o exposto, faz-se necessário o desenvolvimento da pesquisa visando busca a compreensão do seguinte questionamento: qual a principal dificuldade encontrada no processo de ensino-aprendizagem através do ensino remoto durante a pandemia da Covid-19? Assim, tendo como objetivo geral identificar os obstáculos encontrados no desenvolvimento acadêmico de alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Maranhão que cursaram disciplina através do ensino remoto a partir do período pandêmico de 2020. Para tanto, a pesquisa é definida como quantitativa tendo o método survey como principal meio para a coleta dos dados. Por meio dos resultados obtidos, nota-se o quanto o ensino remoto ainda é problemático, principalmente ao ser imposto de forma repentina em decorrência de grandes pandemias, o que torna uma experiência de sobrecarga quando associada aos excessos de afazeres domésticos e profissionais, além dos desgastes emocionais e ausências de tecnológicas dentro dos lares dos alunos. |
Descrição: | Education and the pandemic are topics of continuous debate due to changes in educational forms or the emergence of new diseases over the years. There are several unknowns that involve the understanding of which impacts will be developed causing changes in the learning process due to the impossibility of physical contact caused by Covid-19. According to this, the development of the research seeks to understand the following question: What is the main difficulty of the learning process during the online learning activities in the Covid-19’s pandemic? The general objective is to identify obstacles in the academic development of accounting’s students of the Federal University of Maranhão during online learning activities in the 2020’s pandemic. The research is defined as quantitative, with the survey method as the main means to collecting data. Agreeing with the results, the online learning activities are still a problem becoming an experience of overload when associated with excessive domestic and professional tasks, emotional exhaustion and lack of technology. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6942 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEILTON_DOS_SANTOS_OLIVEIRA___tcc_final_.pdf | TCC de Graduação | 646,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.