Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6953
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dc.contributor.authorSILVA, Amanda Almeida da-
dc.date.accessioned2023-10-02T17:19:58Z-
dc.date.available2023-10-02T17:19:58Z-
dc.date.issued2023-08-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6953-
dc.descriptionThe municipality of Grajaú, located in the center-south, with an estimated population of 70,692 people, is considered a strategic health region with a population with high social vulnerability characteristics. Taking into account that, in 2019, the municipality indicated that 20,602 dental consultations were carried out by the OHT, 11,890,062 PCOP (Primary Indicator Programmatic Dental Consultation), 17,563,571 return consultations and 3,886,446 maintenance consultations, there is an inconsistency in the data collected, with the number of programmatic consultations exceeding the registered population by about 203 times, suggesting some problem in the OHT's work process. This situation could potentially be exacerbated in 2020 with the declaration of COVID-19 pandemic status. The aim of this study was to describe the profile and work process of oral health professionals in the municipality of Grajaú-MA during the pandemic. This is a cross-sectional, descriptive and exploratory study based on primary data, collected through a questionnaire prepared on the Google Forms platform, applied to dental surgeons, managers, oral health assistants and technicians, appointed by the State and Municipal Health Departments. The data was processed, organized and analyzed using Excel and Stata, and descriptive analyses were carried out to determine frequencies, measures of central tendency and dispersion. The profile of the professionals follows the trends found in Primary Care: female, white, less than 10 years' service, with training in the private sector, no specific training for the public sector, and managers without adequate training. Both had unstable employment relationships supported by flexibility mechanisms. Problems were observed in the work process and its management, such as inconsistencies in the programming and planning of the agenda and workload, in addition to an overload of demand, with an insufficient number of teams for the population covered, a situation made worse by the pandemic period, contributing to the low percentage of completed treatment found.pt_BR
dc.description.abstractO município de Grajaú, localizado no centro-sul, com população estimada de 70.692 pessoas, é considerada região de de saúde estratégica com população com grandes características de vulnerabilidade social. Levando em consideração que, no ano de 2019, o município indicou a realização de 20.602 atendimentos odontológicos pelas eSB, 11.890.062 PCOP (indicador Primária Consulta Odontológica Programática), 17.563.571 consultas de retorno e 3.886.446 consultas de manutenção, nota-se uma inconsistência nos dados coletados, sendo o número de consultas programáticas superior à população cadastrada cerca de 203 vezes, sugerindo algum problema no processo de trabalho das eSB. Situação potencialmente agravada a partir de 2020 com a declaração do estado de pandemia da COVID-19. O objetivo deste estudo é descrever o perfil e o processo de trabalho dos profissionais de saúde bucal no município de Grajaú-MA durante a pandemia. Estudo transversal, descritivo e exploratório a partir de dados primários, coletados através de questionário elaborado na plataforma Google Formulários, aplicado aos cirurgiões-dentistas, gestores, auxiliares e técnicos em saúde bucal, indicados pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município. Os dados foram processados, organizados e analisados com auxílios dos programas Excel e Stata sendo realizadas análises descritivas, com determinação de frequências, medidas de tendência central e dispersão. O perfil dos profissionais acompanha as tendências encontradas na Atenção Primária, sexo feminino, cor branca, tempo de serviço inferior a 10 anos com formação voltada para o setor privado, sem formação específica para o setor público, além de gestores sem formação adequada. Ambos com vínculo instáveis apoiados por mecanismos de flexibilização. Observou-se problemas no processo de trabalho e seu gerenciamento, como inconsistências na programação e planejamento da agenda e carga horária, somando-se a uma sobrecarga da demanda, com número de equipes sendo insuficiente para a população coberta, situação agravada devido ao período pandêmico, contribuindo para a baixa porcentagem de tratamento concluído encontrada.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMApt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectServiços de Saúde Bucal;pt_BR
dc.subjectCOVID-19; Serviços Públicos de Saúde.pt_BR
dc.subjectCOVID-19;pt_BR
dc.subjectServiços Públicos de Saúdept_BR
dc.subjectOral Health;pt_BR
dc.subjectCOVID-19;pt_BR
dc.subjectPublic Health Servicespt_BR
dc.titlePROCESSO DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE BUCAL NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ, MARANHÃO: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeWORK PROCESS OF ORAL HEALTH PROFESSIONALS IN THE MUNICIPALITY OF GRAJAÚ, MARANHÃO: SITUATIONAL DIAGNOSIS DURING THE COVID-19 PANDEMICpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Odontologia do Campus do Bacanga

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