Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPASSOS, Amanda Silva-
dc.date.accessioned2023-10-02T17:30:58Z-
dc.date.available2023-10-02T17:30:58Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6954-
dc.descriptionAs a result of the measures to contain the SARS-CoV-2 virus, necessary due to the Covid- 19 pandemic, dental schools around the world have had face-to-face activities modified. This fact had direct repercussions on the teaching work within the universities, as well as on professional training in Dentistry, as this combines theoretical concepts with the development of practical skills. This research aimed to investigate the impacts of the Covid-19 pandemic on the activities of the Mandatory Curricular Internship of the Dentistry Course at two Brazilian Universities, in order to list the critical points regarding remote teaching in the Mandatory Internships of the Course. Therefore, a descriptive study with a quantitative approach was conducted, based on the application of structured questionnaires to teachers and students participating in the Internships . A group of 132 students and 53 professors participated in the research. Among the students, 53.3% experienced only remote activities and 37.1% had the Internship organized in a hybrid way. A significant percentage of students chose remote teaching as the most modern pedagogical format and in which participation is easier. Despite this, 59.1% of the internsstated that they did not feel well prepared for the practices, with the application of the hybrid methodology; and for 70.5% of students and 62.3% of professors, face-to-face teaching is the form of teaching that offers the best exchange of knowledge. Despite not feeling comfortable with the new teaching method, the teachers continued to be motivatedto teach. It was evident, therefore, that in view of t he scenario of the Covid-19 pandemic, in the perception of the students, the content of the online classes did not provide the necessary preparation for the practical activities, and therefore, they did not feel confident to carry them out. In this sense, students and professors indicated traditional teaching as the most enriching method for theoretical and practical learning.pt_BR
dc.description.abstractComo consequência das medidas de contenção do vírus SARS-CoV-2, necessárias em virtude da pandemia da Covid-19, faculdades de Odontologia de todo o mundo tiveram as atividades presenciais modificadas. Esse fato repercutiu diretamente no trabalho docente dentro das universidades, bem como na formação profissional em Odontologia, pois essa combina conceitos teóricos ao desenvolvimento de habilidades práticas. Esta pesquisa se propôs a investigar os impactos da pandemia da Covid-19 nas atividades de Estágio Obrigatório do Curso de Odontologia de duas Universidades brasileiras, a fim de listar os pontos críticos ante ao ensino remoto nos Estágios Obrigatórios do Curso. Para tanto, f oi conduzido um estudo descritivo com abordagem quantitativa , baseado na aplicação de questionários estruturados a docentes e discentes participantes dos Estágios. Um grupo de 132 discentes e 53 docentes participou da pesquisa. Dentre os discentes, 53,3% vivenciaram apenas atividades remotas e 37,1% tiveram o Estágio organizado de forma híbrida. Um percentual significativo de discentes escolheu o ensino remoto como o formato pedagógico mais moderno e em que a participação é mais fácil. Apesar disso, 59,1% dos estagiários afirmaram não se sentirem bem preparados para as práticas, com a aplicação da metodologia híbrida; e para 70,5% dos discentes e 62,3% dos docentes, o ensino presencial é a forma de ensino que oferece melhor troca de conhecimento. Apesar de não sentirem-se confortáveis diante do novo método de ensino, os professores continuaram motivados a ensinar. Evidenciou-se, portanto, que diante do cenário da pandemia de Covid-19, na percepção dos discentes, o conteúdo das aulas online não proporcionou o preparo necessário para as atividades práticas , e por conseguinte, esses não se sentiam confiantes para realizá-las. Nesse sentido, discentes e docentes indicaram o ensino tradicional como o método mais enriquecedor para o aprendizado teórico e prático.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMApt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectCOVID-19;.pt_BR
dc.subjectEstudantes de Odontologia;pt_BR
dc.subjectUniversidades;pt_BR
dc.subjectEducação a Distância;pt_BR
dc.subjectPesquisa Odontológicapt_BR
dc.subjectCOVID-19;pt_BR
dc.subjectStudents;pt_BR
dc.subjectDental. Universities;pt_BR
dc.subjectEducation;pt_BR
dc.subjectDistance;pt_BR
dc.subjectDental Researchpt_BR
dc.titleO ENSINO ODONTOLÓGICO EM MEIO AOS ENTRAVES DA COVID-19: REFLEXOS NOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOSpt_BR
dc.title.alternativeDENTAL EDUCATION AMIDST THE OBSTACLES OF COVID-19: REFLEXES US STAGES MANDATORYpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Odontologia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA_SILVA_PASSOS_TCC.pdfTCC de Graduação882,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.