Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6987
Título: A PSICOMOTRICIDADE E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL BEM COMO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Título(s) alternativo(s): PSYCHOMOTRICITY AND CHILDREN’S DEVELOPMENT IN CHILDHOOD EDUCATION AS WELL AS THE LEARNING PROCESS
Autor(es): MARINHO, Ana Caroline de Lima
Palavras-chave: Psicomotricidade;
Criança;
BNCC;
Formação continuada;
Professores
Psycomotricity;
Children;
Continuing;
Education;
Teachers;
Educational;
System
Data do documento: 1-Ago-2023
Editor: UFMA
Resumo: A psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento considerando suas relações psicossociais. Este trabalho tem como objetivo geral analisar como a psicomotricidade contribui para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. No que se refere aos objetivos específicos busca-se conhecer como a psicomotricidade está presente no currículo da Educação Infantil e identificar como a psicomotricidade se efetiva na prática pedagógica do professor e no cotidiano da escola. O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório associado a pesquisa de campo de natureza qualitativa, por meio de um questionário aberto com a utilização do Google Forms. buscando compreender a percepção dos professores da educação infantil da rede municipal de educação sobre a temática em foco. A pesquisa é norteada por teóricos como Wallon, Piaget e autores que também pesquisam sobre a temática, como Campos e Souza (2014), Falcão e Barreto (2009), Gibelli (2014), Taille, Oliveira e Dantas (2019), entre outros. Os resultados revelaram que há um reconhecimento por parte dos professores da importância da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças, porém foram identificados desafios como a falta de recursos e materiais adequados. Portanto, é imprescindível que sejam desenvolvidas iniciativas que promovam a formação continuada dos professores como também instrumentalizar as escolas com recursos que possibilitem o desenvolvimento da psicomotricidade na prática pedagógica do professor e no cotidiano escolar.
Descrição: Psychomotricity is the study of human behavior throughout your body, considering psychosocial interactions. This study aims to show how psycomotricity is effective in helping kids develop primary education. Referring to the specific aims, they are looking for how the psychology plays an important role in early childhood education curriculum. They are also identifying how psycomotricity acts in teachers' pedagogical practice in the early childhood education curriculum and the school routine. The analyses are made through a literature search in an exploratory method associated with qualitative field research using a Google Forms survey. Searching to know the early teachers' perception of municipal educational system about the theme exposed in this research. The applications of the technique are presented and discussed in those researches. They are guided by the theory of Wallon, Piaget, and other authors who have also studied the topic like Campos e Souza (2014), Falcão e Barreto (2009), Gibelli (2014), Taille, Oliveira e Dantas (2019), and others. The results show that they recognize psycomotricity as significant to children's development, however, some obstacles, such as a lack of resources and adequate material are identified in their process. It is therefore imperative to create initiatives that develop and promote teachers' continuing education, as well as providing schools with resources that enable the development of psychomotricity in the pedagogical practice of the teacher in everyday school life.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6987
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA_CAROLINE_DE_LIMA_MARINHO_tcc.pdfTCC de Graduação716,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.