Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6988
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMORAES, Ana Paula da Silva-
dc.date.accessioned2023-10-05T12:26:02Z-
dc.date.available2023-10-05T12:26:02Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6988-
dc.descriptionThis monograph aims to analyze innovative teaching strategies in the context of Emergency Remote Teaching imposed by the Covid-19 pandemic. To this end, a bibliographical research was developed, as well as a field research based on semi-structured interviews with six teachers who worked in the classroom during the pandemic period. Since the COVID-19 pandemic, the disease caused by the new coronavirus (Sars-Cov-2) spread worldwide, the school was immediately faced with the immense challenge of incorporating the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC). With Emergency Remote Teaching, the use of TDICs has become fundamental, enabling the continuation of the teaching-learning process. This research highlighted numerous theorists and educators who deal with the subject, and related their perceptions to interviews with teachers in the municipality of Imperatriz - MA. The investigation found that DICTs actually collaborated so that teaching was maintained remotely and losses were minimized, but it also showed the difficulties that students and teachers went through in this process, including the difficulty of knowledge and practice with equipment and resources and the access to them.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo analisar as estratégias docentes inovadoras no contexto do Ensino Remoto Emergencial imposto pela pandemia de covid-19. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, bem como uma pesquisa de campo a partir de entrevistas semiestruturadas com seis professores que atuaram em sala de aula durante o período da pandemia. Depois que a pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars Cov-2), se espalhou em todo o mundo, foi imposto à escola, de imediato, o imenso desafio de incorporar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Com o Ensino Remoto Emergencial, o uso das TDICs tornou-se fundamental, possibilitando a continuação do processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa destacou inúmeros teóricos e educadores que tratam da temática e relacionou suas percepções às entrevistas realizadas com professores do município de Imperatriz – MA. A investigação constatou que as TDICs, de fato, colaboraram para que o ensino fosse mantido de forma remota e os prejuízos fossem minimizados, mas também mostrou as dificuldades que alunos e professores passaram nesse processo, incluindo a dificuldade de conhecimento e prática com os equipamentos, recursos e o acesso a eles.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação;pt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial;pt_BR
dc.subjectInovação;pt_BR
dc.subjectPrática docente;pt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectEducation;pt_BR
dc.subjectEmergency Remote Teaching;pt_BR
dc.subjectInnovation;pt_BR
dc.subjectTeaching practice;pt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.titleEstratégias docentes inovadoras com o uso de TDIC durante a pandemia em escolas públicas de Imperatriz-Mapt_BR
dc.title.alternativeInnovative teaching strategies using TDIC during the pandemic in public schools in Imperatriz-Mapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA_PAULA_DA_SILVA_MORAES_tcc.pdfTCC de Graduação1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.