Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6989
Título: Educação Midiática e mulheres em ação: Análise discursiva da figura feminina no cinema
Título(s) alternativo(s): Media Education and women in action: Discursive analysis of the figure female in cinema
Autor(es): SILVA, Ananda Fernanda Costa da
Palavras-chave: Representações Feminina;
Cinema;
Alfabetização midiática;
Female Representations;
Movie theater;
Media literacy
Data do documento: 27-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: A pesquisa propõe dialogar com as representações de protagonismo feminino no universo cinematográfico com educação midiática. Desta forma, tem-se como finalidade analisar a circulação discursiva de personagens femininas no universo cinematográficos, bem como compreender o cinema como uma prática pedagógica na alfabetização, identificar as formas que a figura feminina é abordada nos filmes recomendados para crianças, refletir o papel do cinema para o processo de alfabetização midiática e protagonizar personagens femininos que foram construídos diferentes dos clássicos contos de fadas. A metodologia foi abordagem qualitativa, do tipo documental e a técnica adotada foi a análise de conteúdo. Para a pesquisa foram escolhidas as personagens: Mulan, Fiona e Arlequina, especialmente a construção do ethos, os aspectos de linguagem (fala), comportamentos, personalidade, relações sociais e afetivas e a função social desempenhada e esperada por cada uma, em diferentes tempos históricos. De modo geral, foi perceptível representações e construções dos ethos das personagens são compostas por uma visão patriarcal da sociedade, porém há avanços e desconstruções de padrões da imagem da mulher clássica dos contos de fadas. Teremos um “era uma vez” e “um felizes para sempre” com noções reflexivas que podem ser aplicadas em sala de aula e potencializar as práticas de letramento de leitura e escrita. Tornando a alfabetização e as telas mais interativas e significativas.
Descrição: The research proposes to dialogue with the representations of female protagonism in the cinematographic universe with media literacy. In this way, one can seek to analyze the discursive circulation of female characters in the cinematographic universe, as well as understand cinema as a pedagogical practice in literacy, identify the ways in which the female figure is approached in films recommended for children, reflect the role of the cinema for the media literacy process and starring female characters who were constructed different from classic fairy tales. The methodology was a qualitative, documental approach and the technique adopted was content analysis. For the research, the characters were chosen: Mulan, Fiona and Harlequin, especially the construction of ethos, aspects of language (speech), behavior, personality, social and affective relationships and the social function performed and expected by each one, at different times historical. In general, it was noticeable that representations and constructions of the characters' ethos are composed of a patriarchal view of society, but there are advances and deconstructions of patterns of the image of the classic woman in fairy tales. We will have a “once upon a time” and “happily ever after” with reflective notions that can be applied in the classroom and enhance reading and writing literacy practices. Making literacy and screens more interactive and emission.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6989
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANANDA_FERNANDA_COSTA_DA_SILVA_tcc.pdfTCC de Graduação2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.