Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6990
Título: Memorial de Formação: Uma Experiência no Estágio Supervisionado Obrigatório no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz/MA
Título(s) alternativo(s): Training Memorial: An Internship Experience Mandatory Supervision at the Municipal Children's Hospital of Imperatriz/MA
Autor(es): MOURA, Camilla Lopes
Palavras-chave: Estágio Obrigatório;
Pedagogia Hospitalar;
Memorial de Formação;
Experiência;
Pesquisa Autobiográfica
Mandatory Internship;
Hospital Pedagogy;
Formation Memorial;
Experience;
Autobiographical Research
Data do documento: 5-Jun-2023
Editor: UFMA
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso está escrito em forma de Memorial de Formação, pois parte da experiência da autora do estudo durante o Estágio Obrigatório de Séries Iniciais I e II do Ensino Fundamental, no âmbito da Pedagogia Hospitalar. A Pedagogia Hospitalar se mostra como um caminho a ser seguido por profissionais da educação, desmitificando que o pedagogo é o profissional para atuação somente dentro da sala de aula convencional. A educação pode e deve estar presente em todos os ambientes, conforme as legislações vigentes em nosso país. A pesquisa tem a seguinte questão de pesquisa: Como foi realizado o Estágio em Magistério de Séries Iniciais I e II no âmbito da pedagogia hospitalar, e quais as contribuições para minha formação acadêmica? Os objetivos são: 1) Narrar como aconteceu o Estágio em Magistério de Séries Iniciais I e II do Ensino Fundamental, no âmbito da pedagogia hospitalar; 2) Avaliar as contribuições do Estágio em Magistério de Séries Iniciais I e II do Ensino Fundamental, no âmbito da pedagogia hospitalar, para minha formação acadêmica; 3) Analisar problemáticas encontradas no Estágio em Magistério de Séries Iniciais I e II do Ensino Fundamental, no âmbito da pedagogia hospitalar. A pesquisa é do tipo autobiográfica, abordagem qualitativa com revisão bibliográfica e observação participante. Associado a essas fontes, temos o material produzido no Estágio em Magistério de Séries Iniciais I e II do Ensino Fundamental no âmbito da pedagogia hospitalar, que podemos chamar de material empírico. Pode-se dizer que a experiência despertou o desejo em seguir a profissão de pedagoga fora do ambiente escolar, mesmo com as dificuldades que a pedagogia hospitalar pode oferecer. Conhecer, mesmo que minimamente, a pedagogia hospitalar pelo estágio fez com que conhecesse o universo que é o curso de pedagogia, mesmo a universidade se esquivando de mostrar as diversas áreas que o curso abrange.
Descrição: This Course Completion Work is written in the form of a Formation Memorial, as it is based on the experience of the author of the study during the Mandatory Internship of Initial Grades I and II of Elementary School, within the scope of Hospital Pedagogy. Hospital Pedagogy shows itself as a path to be followed by education professionals, demystifying that the pedagogue is the professional to act only within the conventional classroom. Education can and should be present in all environments, according to the legislation in force in our country. The research has the following research question: How was the Teaching Internship of Initial Series I and II carried out in the context of hospital pedagogy, and what were the contributions to my academic training? The objectives are: 1) To narrate how the Internship in Teaching in Initial Series I and II of Elementary School took place, within the scope of hospital pedagogy; 2) Evaluate the contributions of the Internship in Teaching in Initial Series I and II of Elementary School, in the scope of hospital pedagogy, for my academic formation; 3) To analyze problems encountered in the Internship in Teaching in Initial Series I and II of Elementary School, within the scope of hospital pedagogy. The research is autobiographical, qualitative approach with bibliographic review and participant observation. Associated with these sources, we have the material produced in the Teaching Internship of Initial Series I and II of Elementary School in the context of hospital pedagogy, which we can call empirical material. It can be said that the experience awakened the desire to pursue the profession of pedagogue outside the school environment, even with the difficulties that hospital pedagogy can offer. Getting to know, even if minimally, hospital pedagogy through the internship allowed him to get to know the universe that is the pedagogy course, even though the university avoided showing the different areas that the course covers.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6990
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILLA_LOPES_MOURA_tcc.pdfTCC de Graduação639,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.