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Título: A criança com transtorno do espectro autista (TEA) relatos sobre a importância da clínica e da escola na sua terapêutica
Título(s) alternativo(s): Children with autism spectrum disorder (ASD) reports on the importance of the clinic and school in their therapy
Autor(es): MOREIRA, Caroline Nascimento
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista;
Terapia ABA;
Criança
Autism Spectrum Disorder;
ABA therapy;
Child
Data do documento: 31-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: A presente monografia tem como objetivo geral discutir como a Análise do Comportamento Aplicada - Terapia ABA, utilizada no tratamento e acompanhamento das crianças da educação infantil com Transtorno do Espectro Autista - TEA está correlacionada com professores, pedagogos e família como meio facilitador e promotor do desenvolvimento educativo da criança. Foi norteada pelos seguintes objetivos específicos: conhecer as experiências dos profissionais envolvidos no acompanhamento e desenvolvimento da criança com TEA e analisar se essa prática pedagógica utilizada é adequada ao objeto de estudo. Desenvolvido mediante uma pesquisa de campo, com uma pesquisa qualitativa, através de entrevista e coleta de dados de profissionais devidamente habilitados. Através dos autores que fundamentam o trabalho, como Ponso (2022), Santos (2018), Silva (2013), Carvalho (2006) e Severino (2007). Visto que o índice de crianças em idade escolar com TEA vem aumentando a cada ano, sendo assim reforça a necessidade da importância desse acompanhamento clínico inserindo também o acompanhamento escolar para assim proporcionar o desenvolvimento da criança. Portanto esse trabalho contribuirá com a comunidade acadêmica e demais profissionais, fornecendo relatos de uma realidade no qual estamos inseridos e vivenciando para assim chegarmos a um denominador comum: fortalecer o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico de uma criança que seja diagnosticada com esse transtorno.
Descrição: This monograph has the general objective of discussing how Applied Behavior Analysis - ABA Therapy, used in the treatment and monitoring of children in kindergarten with Autistic Spectrum Disorder - ASD, is correlated with teachers, pedagogues and family as a facilitator and promoter of the child's educational development. It was guided by the following specific objectives: to compare the experiences of professionals involved in the monitoring and development of children with ASD and to analyze whether this pedagogical practice used is adequate for the object of study. Developed through field research, with a qualitative research, through interviews and data collection from duly qualified professionals. Through the authors that support the work, such as Ponso (2022), Santos (2018), Silva (2013), Carvalho (2006) and Severino (2007). Since the rate of school-aged children with ASD is increasing every year, thus reinforcing the need for the importance of this clinical follow-up, also including school follow-up to provide the child's development. Therefore, this work will contribute to the academic community and other professional, providing reports of a reality in which we are inserted and experiencing so that we can reach a common denominator: to strengthen the cognitive, emotional, social and physical development of a child who is diagnosed with this disorder.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6991
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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