Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6992
Título: ESCOLA FORMAL E ESCOLA DA VIDA: DISCUTINDO AS INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR SOBRE A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
Título(s) alternativo(s): FORMAL SCHOOL AND SCHOOL OF LIFE: DISCUSSING THE INFLUENCES OF SCHOOL EDUCATION ON TRAINING IN PEDAGOGY
Autor(es): NEVES, Cristiane dos Santos
Palavras-chave: educação escolar;
Ascensão social;
Pedagoga
schooling;
Social advancement;
Pedagogue
Data do documento: 31-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho monográfico apresentado no formato de Memorial de Formação aborda a Educação Escolar e sua influência sobre o processo formativo de uma mulher pedagoga. Desse modo, tem como objetivo refletir sobre a influência da educação escolar no meu processo formativo como uma mulher pedagoga, buscando compreender como a educação escolar influencia nas transformações no âmbito social e pessoal. Baseado na perspectiva autobiográfica de Moura, (2019) que mostra a relevância do memorial de formação na conclusão acadêmica, reflete sobre experiências relevantes que consolidaram o desejo pela pedagogia. Em um exercício de autorreflexão, o trabalho narra e discute vivências escolares procurando evidenciar o entrelaçamento da a educação escolar com o processo formativo como um todo tanto em sua dimensão pessoal como também profissional. Os relatos apontam para o imbricamentos entre histórias vividas no cotidiano e na escola convergindo para que a autora se aproximasse gradativamente da Pedagogia como área de atuação profissional.
Descrição: This monographic work presented in the format of a Training Memorial addresses School Education and its influence on the formative process of a woman educator. In this way, it aims to reflect on the influence of school education in my training process as a female pedagogue, seeking to understand how school education influences changes in the social and personal scope. Based on Moura's autobiographical perspective, (2019) which shows the relevance of the training memorial in academic completion, reflects about relevant experiences that consolidated the desire for pedagogy. On a exercise of self-reflection, the work narrates and discusses school experiences seeking to highlight the intertwining of school education with the process training as a whole, both in its personal and professional dimensions. The reports point to the intertwining between stories experienced in everyday life and in school converging so that the author gradually approached Pedagogy as an area of ​​professional activity.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6992
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTIANE_DOS_SANTOS_NEVES_tcc.pdfTCC de Graduação525,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.