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Título: MEMORIAL DE FORMAÇÃO: RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS DE UMA PEDAGOGA EM CONSTRUÇÃO
Título(s) alternativo(s): TRAINING MEMORIAL: AUTOBIOGRAPHIC ACCOUNTS OF AN EDUCATIONAL UNDER CONSTRUCTION
Autor(es): MENDES, Diana Sabino Frazão
Palavras-chave: Autobiografia;
Formação;
Curso de Pedagogia;
Pibid
Autobiography;
Formation;
Pedagogy course;
Pibid
Data do documento: 31-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema a descrição das minhas vivências pessoais e história de vida, com vistas a repensar o meu processo formativo e profissional à luz das minhas narrativas de vida. Os objetivos são: 1) Narrar minha história de vida e formação escolar e acadêmica; 3. Problematizar minhas experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e 2) Analisar minhas experiências formativas no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão/Centro de Ciências de Imperatriz (UFMA/CCIm), com destaque para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa é do tipo autobiográfica, fazendo uso de relatos autobiográficos e a experiência, enquanto dispositivos para produção dos dados, procura-se fazer um retrospecto do meu processo formativo enquanto acadêmica, refletindo sobre o cenário educacional enquanto instituto de transformação pessoal e social. Fazer um relato autobiográfico se mostrou como uma forma de não apenas expor uma realidade intimista sobre o processo formativo, mas demonstrar a importância da educação como instrumento libertador e de rompimento da opressão social, como afirma Paulo Freire. Percebe se, ao olhar para trás, que tudo aquilo que se mostrou necessário para o desenvolvimento da formação acadêmica, desde a educação infantil até o ensino superior, foi de grande valia para a formação de uma consciência de mundo sobre o papel do educador. Essa percepção se torna necessária para que se possa refletir e até mesmo criar uma autocrítica sobre quais os pontos necessários a serem melhorados e revistos.
Descrição: This Course Completion Work has as a theme to be analyzed how the academic contexts influence the country by the professional teaching field, as a formative memorial or device to record the present work. The objectives are: 1. To analyze my formative experiences in the Pedagogy course of the Federal University of Maranhão/Centro de Ciencias de Imperatriz (UFMA/CCIm), with emphasis on the Institutional Stock Exchange Program for Teaching Initiation (PIBID). 2. Narrate my life story and school and academic training; 3. Problematize minhas experiências in the Institutional Stock Exchange Program for Teaching Initiation (PIBID). The research is of the autobiographical type, making use of autobiographical accounts and experience, as devices for the production of two data, it seeks to make a retrospect of my formative process as an academic one, reflecting on the educational setting as an institute of personal and social transformation. Making an autobiographical story was shown as a way of not only exposing an intimate reality about the formative process, but demonstrating the importance of education as a liberating instrument and breaking social oppression, as Paulo Freire affirms. It is apparent, looking back, that everything here that proved necessary for the development of academic training, from early childhood education to higher education, was of great value for the formation of an awareness of the world about the role of the educator. This perception becomes necessary to be able to reflect and at the same time create a self-criticism about which points are necessary to be improved and reviewed.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6993
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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