Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6994
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | LIMA, Edivam Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-05T13:14:59Z | - |
dc.date.available | 2023-10-05T13:14:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6994 | - |
dc.description | The present study seeks to understand the life trajectory of an educator subject from the perspective of his intersections of race and mobility, focusing on his experience as a student and teacher of basic education. It presents the following questions: What are the obstacles of your student and teaching trajectory as a black person and person with a disability? What mishaps did you encounter in your pedagogical training? What challenges did you face in your journey as a teacher, black and person with a disability in basic education? How did you face the obstacles and challenges? In order to answer these questions, the following objectives were outlined: to understand their trajectory in their intersections of race and mobility as a student and teacher of basic education; verify mishaps encountered in their pedagogical training; identify challenges faced in their journey as a teacher; analyze your resistances. The methodology adopted is the qualitative narrative approach, with emphasis on the life story method based on the semi-structured interview. The results indicate that the interviewee faced a series of issues for being a person with a disability, belonging to the black people and being a teacher of children. However, he sought to overcome this through school, technical and academic training, and acting in the teaching profession. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo busca compreender a trajetória de vida de um sujeito educador na perspectiva de suas intersecções de raça e mobilidade, com foco na sua experiência de aluno e docente da educação básica. Apresenta as seguintes questões: Quais entraves de sua trajetória discente e docente enquanto negro e pessoa com deficiência? Quais percalços encontrados em sua formação pedagógica? Quais desafios enfrentados em sua caminhada como professor, negro e pessoa com deficiência na educação básica? Como enfrentou os entraves e desafios? Para responder estas questões, traçou-se como objetivos: compreender a sua trajetória em suas intersecções de raça e mobilidade enquanto aluno e docente da educação básica; verificar percalços encontrados em sua formação pedagógica; identificar desafios enfrentados em sua caminhada como professor; analisar suas resistências. A metodologia adotada é da abordagem qualitativa narrativa, com ênfase no método de história de vida a partir da entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que o entrevistado enfrentou uma série de questões por ser pessoa com deficiência, pertencer ao povo preto e ser professor de crianças. No entanto, buscou a superação por meio da formação escolar, técnica e acadêmica, e atuação no magistério. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Professor negro; | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência física; | pt_BR |
dc.subject | Preconceito; | pt_BR |
dc.subject | Resiliência | pt_BR |
dc.subject | Teacher of early childhood education; | pt_BR |
dc.subject | Black teacher; | pt_BR |
dc.subject | Person with physical disability; | pt_BR |
dc.subject | Prejudice; | pt_BR |
dc.subject | Resilience | pt_BR |
dc.title | A TRAJETÓRIA DE MANOEL RODRIGUES FERREIRA: do aluno ao Professor da Educação Básica em Imperatriz-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | THE TRAJECTORY OF MANOEL RODRIGUES FERREIRA: from student to the Basic Education Teacher in Imperatriz-MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDIVAM_PEREIRA_LIMA_tcc.pdf | TCC de Graduação | 881,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.