Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6994
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIMA, Edivam Pereira-
dc.date.accessioned2023-10-05T13:14:59Z-
dc.date.available2023-10-05T13:14:59Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6994-
dc.descriptionThe present study seeks to understand the life trajectory of an educator subject from the perspective of his intersections of race and mobility, focusing on his experience as a student and teacher of basic education. It presents the following questions: What are the obstacles of your student and teaching trajectory as a black person and person with a disability? What mishaps did you encounter in your pedagogical training? What challenges did you face in your journey as a teacher, black and person with a disability in basic education? How did you face the obstacles and challenges? In order to answer these questions, the following objectives were outlined: to understand their trajectory in their intersections of race and mobility as a student and teacher of basic education; verify mishaps encountered in their pedagogical training; identify challenges faced in their journey as a teacher; analyze your resistances. The methodology adopted is the qualitative narrative approach, with emphasis on the life story method based on the semi-structured interview. The results indicate that the interviewee faced a series of issues for being a person with a disability, belonging to the black people and being a teacher of children. However, he sought to overcome this through school, technical and academic training, and acting in the teaching profession.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca compreender a trajetória de vida de um sujeito educador na perspectiva de suas intersecções de raça e mobilidade, com foco na sua experiência de aluno e docente da educação básica. Apresenta as seguintes questões: Quais entraves de sua trajetória discente e docente enquanto negro e pessoa com deficiência? Quais percalços encontrados em sua formação pedagógica? Quais desafios enfrentados em sua caminhada como professor, negro e pessoa com deficiência na educação básica? Como enfrentou os entraves e desafios? Para responder estas questões, traçou-se como objetivos: compreender a sua trajetória em suas intersecções de raça e mobilidade enquanto aluno e docente da educação básica; verificar percalços encontrados em sua formação pedagógica; identificar desafios enfrentados em sua caminhada como professor; analisar suas resistências. A metodologia adotada é da abordagem qualitativa narrativa, com ênfase no método de história de vida a partir da entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que o entrevistado enfrentou uma série de questões por ser pessoa com deficiência, pertencer ao povo preto e ser professor de crianças. No entanto, buscou a superação por meio da formação escolar, técnica e acadêmica, e atuação no magistério.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectProfessor negro;pt_BR
dc.subjectPessoa com deficiência física;pt_BR
dc.subjectPreconceito;pt_BR
dc.subjectResiliênciapt_BR
dc.subjectTeacher of early childhood education;pt_BR
dc.subjectBlack teacher;pt_BR
dc.subjectPerson with physical disability;pt_BR
dc.subjectPrejudice;pt_BR
dc.subjectResiliencept_BR
dc.titleA TRAJETÓRIA DE MANOEL RODRIGUES FERREIRA: do aluno ao Professor da Educação Básica em Imperatriz-MApt_BR
dc.title.alternativeTHE TRAJECTORY OF MANOEL RODRIGUES FERREIRA: from student to the Basic Education Teacher in Imperatriz-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDIVAM_PEREIRA_LIMA_tcc.pdfTCC de Graduação881,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.