Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6995
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dc.contributor.authorCARVALHO, Eduarda Milena Souza-
dc.date.accessioned2023-10-05T13:20:52Z-
dc.date.available2023-10-05T13:20:52Z-
dc.date.issued2023-07-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6995-
dc.descriptionFrom the technological advances, a new form of education begins to be thought and inserted in the documents that govern Brazilian education, media education. Thus, the central objective of the work is to analyze the way in which the Law of Guidelines and Base of Education, the National Curricular Parameters and the National Common Curricular Base approach the media teaching arising from digital culture, as well as its influences for an effective education. It is thus proposed, through a documentary and bibliographic research, based on the official governing documents, to understand what they record and highlight about the implementation and use of media and media teaching within the teaching-learning process. Thus showing the relevance of the media for the formation of the student within his social context; revealing how essential it is that educators/teachers are prepared and trained to teach and encourage media teaching; and evaluating the degree of importance that official documents give to the presence of the media in the school. From this perspective, the media is addressed in educational documents as something imperative for the teaching-learning process, and if used consistently and according to the guidelines of each document, it may be able to transform outdated paradigms into an education of excellence.pt_BR
dc.description.abstractA partir dos avanços tecnológicos, uma nova forma de educação passa a ser pensada e inserida nos documentos que regem a educação brasileira, a educação midiática. Deste modo, o objetivo central do trabalho é analisar a maneira como a Lei de Diretrizes e Base da Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular abordam o ensino midiático advindo da cultura digital, bem como as suas influências para uma educação efetiva. Propõe-se, assim, por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, com base nos documentos oficiais regentes, compreender o que eles registram e destacam sobre a implantação e uso das mídias e do ensino midiático dentro do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma mostrar a relevância da mídia para a formação do educando dentro de seu contexto social; revelando o quanto é essencial que os educadores/docentes estejam preparados e capacitados para ensinar e incentivar o ensino midiático; e avaliando o grau de importância que os documentos oficiais dão à presença da mídia na escola. Sob essa ótica, a mídia é abordada nos documentos educacionais como algo imperioso para o processo de ensino-aprendizagem, e se utilizada de maneira coerente e de acordo as orientações de cada documento, pode ser capaz de transformar paradigmas ultrapassados em uma educação de excelência.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAprendizagem;pt_BR
dc.subjectBNCC;pt_BR
dc.subjectLDB;pt_BR
dc.subjectMídia;pt_BR
dc.subjectPCNspt_BR
dc.subjectLearning;pt_BR
dc.subjectBNCC;pt_BR
dc.subjectLDB;pt_BR
dc.subjectMedia;pt_BR
dc.subjectPCNspt_BR
dc.titleANÁLISE DA PRESENÇA DA MÍDIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRApt_BR
dc.title.alternativeANALYSIS OF MEDIA PRESENCE IN OFFICIAL DOCUMENTS OF THE BRAZILIAN EDUCATIONpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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