Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6996
Título: | O lúdico e suas contribuições para a aprendizagem segundo a concepção de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Playfulness and its contributions to learning according to conception of teachers in the early years of elementary school |
Autor(es): | PEREIRA, Emília Felipe |
Palavras-chave: | Aprendizagem; Brincar; Ensino Fundamental; Lúdico Learning; To play; Elementary School; Ludic |
Data do documento: | 13-Jul-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este trabalho trata sobre lúdico e suas contribuições para a aprendizagem, teve como objetivo investigar as concepções de professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental sobre as contribuições do lúdico. O interesse para o desenvolvimento desta pesquisa surgiu por meio de vivências e inquietações ao longo da graduação. A metodologia adotada foi pesquisa bibliográfica, embasada nas contribuições de autores como Fortuna (2018), Huizinga (2007), Kishimoto (2011), Luckesi (2002, 2014), entre outros. Ainda, foi realizado um levantamento bibliográfico de produções acadêmicas que investigaram a temática do lúdico. A partir de uma pesquisa de campo, seguindo uma abordagem qualitativa, os dados foram obtidos mediante a aplicação de questionário como instrumento para geração de dados, buscando analisar a visão de professoras pesquisadas e descrever sobre as experiências docentes quanto ao envolvimento do lúdico em sala de aula. Conforme a análise, foi possível perceber que as docentes, em suas concepções, reconhecem o lúdico como fator que contribui no processo, que proporciona um diferencial no ensino, tornando-o mais divertido e envolvente. |
Descrição: | This work deals with ludic and their contributions to learning, aimed to investigate the conceptions of teachers in the early years of Elementary School about the contributions of ludic activities. The interest for the development of this research arose through experiences and concerns throughout graduation. The methodology adopted was bibliographical research, based on the contributions of authors such as Fortuna (2018), Huizinga (2007), Kishimoto (2011), Luckesi (2002, 2014), among others. Also, a bibliographical survey of academic productions that investigated the ludic theme was carried out. From a field research, following a qualitative approach, the data were obtained through the application of a questionnaire as an instrument for data generation, seeking to analyze the vision of the researched teachers and describe the teaching experiences regarding the involvement of the ludic in the classroom. According to the analysis, it was possible to perceive that the teachers, in their conceptions, recognize the ludic as a factor that contributes to the process, which provides a differential in teaching, making it more fun and engaging. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/6996 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EMILIA_FELIPE_PEREIRA_tcc.pdf | TCC de Graduação | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.