Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6997
Título: Recursos de Ensino em Período Pandêmico na Educação Infantil de uma Escola Municipal de Imperatriz - MA
Título(s) alternativo(s): Teaching Resources during the Pandemic Period in Early Childhood Education a Municipal School in Imperatriz - MA
Autor(es): CHAVES, Fátima Cristina Santos
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem;
Pandemia;
Recursos;
Família;
Escola
Learning strategies;
Pandemic;
Resources;
Family;
School
Data do documento: 1-Ago-2023
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho investigativo, que tem como tema: “Recursos de ensino em período pandêmico na Educação Infantil de uma escola municipal de Imperatriz – MA”, aborda as mudanças e adequações de docentes no processo de aprendizagem, bem como apresenta os impactos que essas ações trouxeram para com a escolarização. O objetivo desta pesquisa é analisar as estratégias e metodologias utilizadas pelas professoras da Educação Infantil durante o período da pandemia do vírus SARS– COV-2, o Coronavírus, nos anos de 2021 e 2022, bem como conhecer as novas formas de aprender, verificar quais impactos sofreu o processo de aprendizagem de crianças; e, compreender como a escola, professor, família e aluno se adequaram às mudanças ocorridas nesse período. Para fundamentar esta pesquisa e atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada em autores como: Alves (1997), Kramer (2006), Kuhlmann (1992), Brandão (2010), Veiga (2008), Arce (2002) e outros. A abordagem utilizada foi a qualitativa com enfoque fenomenológico. O instrumento usado na coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os informantes da pesquisa foram 5 docentes que atuam em uma escola pública de Imperatriz – MA na etapa da Educação Infantil, sendo o critério para escolha, ser graduado em Pedagogia e atuar como professor/a há pelo menos 2 anos na etapa aqui investigada. Para trabalhar os dados coletados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. A análise das informações constatou que o uso da tecnologia se tornou fundamental neste período e que a família, a escola e o educador/a foram fundamentais para o êxito das novas modalidades educativas verificou-se também, que diante das respostas dos participantes que a insegurança, a falta de conhecimento, e os fatores sociais que abalaram a sociedade global por conta da pandemia, tornaram suas estratégias de trabalho bem mais complexa do que as que estavam acostumados a presenciar em sala de aula.
Descrição: This investigative work, which has as its theme: “Teaching resources in a pandemic period in Early Childhood Education at a municipal school in Imperatriz - MA”, addresses the changes and adaptations of teachers in the learning process, as well as presents the effects that these actions brought towards schooling. The objective of this research is to analyze the strategies and methodologies used by Early Childhood Education teachers during the period of the SARS-COV-2 virus pandemic, the Coronavirus, in the years 2021 and 2022, as well as to know the new ways of learning, to verify which suffered the learning process of children; and, understand how the school, teacher, family and student adapted to the changes that occurred during this period. To support this research and achieve the proposed objectives, a bibliographical research was carried out based on authors such as: Alves (1997), Kramer (2006), Kuhlmann (1992), Brandão (2010), Veiga (2008), Arce (2002) and others. The approach used was qualitative with a phenomenological approach. The instrument used in data collection was the semi-structured interview. The research informants were 5 teachers who attended a public school in Imperatriz - MA in the Early Childhood Education stage, being chosen to be a graduate in Pedagogy and acting as a teacher for at least 2 years in the stage investigated here. To work with the data collected, the technique of content analysis was used. The analysis of the information found that the use of technology has become fundamental in this period and that the family, the school and the educator were fundamental for the advancement of the new educational modalities. , the lack of knowledge, and the social factors that shook global society due to the pandemic, made their work strategies much more complex than what they were used to witnessing in the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6997
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FATIMA_CRISTINA_SANTOS_CHAVES_tcc.pdfTCC de Graduação792,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.