Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIMA, Janaína Chaves-
dc.date.accessioned2023-10-05T13:43:05Z-
dc.date.available2023-10-05T13:43:05Z-
dc.date.issued2023-06-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6998-
dc.descriptionIn view of the sanitary and public health problems with the advent of COVID-19, both in Brazil and in other countries, one of the main ways to contain the proliferation of the virus was the closing of borders and the installation of lockdown policies, consequently, there was a closure of trade and various services, including educational institutions. Thus, this investigation is based on the following question: What are the challenges and contributions of teachers in the early years of elementary school at a municipal public school in Imperatriz/MA regarding remote teaching? The objectives are: To present theoretical perspectives of what remote teaching is; Question the teaching methods and resources used by these teachers in remote teaching; Analyze the main challenges that these professors faced in remote teaching; Find out if there is any contribution of remote teaching to teaching work, and analyze them. The research has a qualitative approach, having as subjects, teachers of the early years of elementary school at a municipal public school in Imperatriz/MA who carried out teaching activities in the aforementioned network in the year 2020 or 2021, remotely. The instrument used for data production was a semi-structured interview script. An analysis of the data was carried out in the light of the theoretical framework and the legislation, as well as on emergency remote teaching. It was found that there was no doubt that Emergency Remote Teaching (ERE) was challenging, and in the perception of teachers, it was a period that generated a setback for the education of children and adolescents, either due to the lack of technological resources or the lack of parental monitoring. In this sense, the return to face-to-face classes was important for reducing further damage to education. It is undeniable that the use of Digital Information and Communication Technologies (TIDIC) after the return of face-to-face classes, became more constant and generated greater teacher involvement with technology. Thus, it can be said that this was the greatest contribution of remote classes to teaching activities.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista os problemas sanitários e de saúde pública com o advento da COVID-19, tanto no Brasil como nos demais países, uma das principais formas de conter a proliferação do vírus foi o fechamento de fronteiras e a instalação de políticas de lockdown, consequentemente, houve o fechamento do comercio e diversos serviços, incluindo as instituições escolares. Assim, esta investigação parte da seguinte questão: Qual os desafios e as contribuições de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escola pública municipal de Imperatriz/MA sobre o ensino remoto? Os objetivos são: Apresentar perspectivas teóricas do que seja ensino o remoto; Problematizar os métodos de ensino e os recursos utilizados por esses docentes no ensino remoto; Analisar os principais desafios que esses docentes enfrentaram no ensino remoto; Averiguar se existe alguma contribuição do ensino remoto para o trabalho docente. A pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo como sujeitos, docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Imperatriz/MA que realizaram atividades docentes na referida rede no ano de 2020 ou 2021, de forma remota. O instrumento utilizado para produção dos dados foi um roteiro de entrevista semiestruturada. Realizou-se uma análise dos dados à luz do referencial teórico e da legislação, bem como sobre o ensino remoto emergencial. Constatou-se não haver dúvidas que o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi desafiador, e na percepção dos docentes foi um período que gerou um retrocesso para a educação das crianças e adolescentes, seja pela falta de recursos tecnológicos ou pela falta de acompanhamento dos pais. Nesse sentido a volta as aulas presenciais foram importantes para a redução de mais danos a educação. É inegável que o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDIC) após o retorno das aulas presenciais, ficou mais constante e gerou maior envolvimento do professor com a tecnologia. Dessa forma pode-se afirmar que essa foi a maior contribuição das aulas remotas paras as atividades docentes.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectCovid-19;pt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial;pt_BR
dc.subjectDocentes;pt_BR
dc.subjectAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectPerception;pt_BR
dc.subjectChallenges;pt_BR
dc.subjectTeachers;pt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.titleAULAS REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA Desafios e contribuições de docentes de escola pública municipal de Imperatriz/MApt_BR
dc.title.alternativeREMOTE CLASSES IN TIMES OF PANDEMIC Challenges and contributions of teachers from a municipal public school in Imperatriz/MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANAINA_CHAVES_LIMA_tcc.pdfTCC de Graduação635,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.