Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6999
Título: A prática docente e o desenvolvimento motor infantil: o que dizem as professoras de uma escola de educação infantil em Imperatriz-Ma
Título(s) alternativo(s): Teaching practice and children’s motor development: what the teachers at a preschool in Imperatriz-Ma
Autor(es): MARTINS, Jessia Silva
Palavras-chave: Corpo e Movimento;
Psicomotricidade;
Educação Infantil
Body and Movement;
Psychomotricity;
Child education
Data do documento: 13-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: O presente estudo aborda as concepções sobre corpo e movimento das crianças que permeiam as práticas docentes em uma instituição de educação infantil na cidade de Imperatriz, no Maranhão. O objetivo geral da pesquisa é compreender essas concepções e sua influência na prática pedagógica. Para alcançar esse objetivo, procura verificar a importância do desenvolvimento motor e do brincar no processo de aprendizagem das crianças, analisar a psicomotricidade e suas contribuições para o desenvolvimento motor infantil, bem como entender as concepções das docentes sobre corpo e movimento das crianças e como elas impactam na prática pedagógica. Além disso, são considerados aspectos legais da Educação Infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, na qual foram utilizados questionários semiestruturados online como instrumentos de coleta de dados. Ademais, o referencial teórico é embasado em autores como OLIVIER (2015), WALLON (1995) e LE BOULCHE (1987), que enfatizam o estudo do desenvolvimento motor na Educação Infantil, ressaltando a importância do corpo, do movimento e do brincar na infância, e destacam a relevância da psicomotricidade para o desenvolvimento integral das crianças. Os resultados obtidos revelam que a compreensão das docentes sobre o corpo e o movimento das crianças é fundamental para o desenvolvimento de práticas pedagógicas adequadas. A percepção de que o corpo é o meio pelo qual as crianças interagem e exploram o mundo ao seu redor influencia diretamente o planejamento e a execução das atividades. A análise das práticas pedagógicas revelou a importância do desenvolvimento motor na primeira infância e sua relação com o brincar.
Descrição: This study addresses the conceptions about children's body and movement that permeate teaching practices in an early childhood education institution in the city of Imperatriz, Maranhão. The general objective of the research is to understand these conceptions and their influence on pedagogical practice. To achieve this objective, it seeks to verify the importance of motor development and playing in the children's learning process, to analyze psychomotricity and its contributions to children's motor development, as well as to understand the teachers' conceptions about the children's body and movement and how they impact on pedagogical practice. In addition, legal aspects of Early Childhood Education are considered, such as the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI) and the National Common Curricular Base (BNCC). Methodologically, this is an exploratory study with a qualitative approach, in which semi-structured online questionnaires were used as data collection instruments. Furthermore, the theoretical framework is based on authors such as OLIVIER (2015), WALLON (1995) and LE BOULCHE (1987), who emphasize the study of motor development in Early Childhood Education, emphasizing the importance of the body, movement and playing in childhood , and highlight the importance of psychomotricity for the integral development of children. The results obtained show that the teachers' understanding of the children's body and movement is essential for the development of adequate pedagogical practices. The perception that the body is the means through which children interact and explore the world around them directly influences the planning and execution of activities. The analysis of pedagogical practices revealed the importance of motor development in early childhood and its relationship with playing.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6999
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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