Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7000
Título: ALUNOS COM TEA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PERCEPÇÕES DOCENTES E FAMILIARES DIANTE DOS DESAFIOS ESCOLARES I
Título(s) alternativo(s): STUDENTS WITH ASD AND INCLUSIVE EDUCATION, TEACHER PERCEPTIONS AND FAMILY FAMILY FACING SCHOOL CHALLENGES I
Autor(es): ARAÚJO, Kezia Lima
Palavras-chave: Educação Inclusiva;
Professores;
Família;
Autismo
Inclusive Education;
Teachers;
Family;
Autism
Data do documento: 31-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: Tendo em vista que muitos professores se veem apreensivos ao lidar com o autismo em sala de aula, como também famílias atípicas encontram dificuldades para o acesso e permanecia de seus filhos em escolas regulares, pesquisa-se sobre o tema “Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a educação inclusiva, percepções docentes e familiares diante dos desafios escolares”, com o objetivo de conhecer as estratégias utilizadas por professores e familiares de indivíduos com autismo na busca por essa inserção. Para isto, foi necessário investigar como os professores vivenciam a inclusão dentro da classe e discutir a percepção da família acerca dessa inclusão educacional. Desta maneira, foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo de natureza qualitativa com a abordagem exploratória. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada, tendo como sujeitos, mães com filhos matriculados em turmas inclusivas, e professoras do ensino fundamental dos anos iniciais de diferentes escolas do município de Imperatriz–MA. Os elementos foram discutidos a partir dos resultados das entrevistas, tendo como suporte os seguintes pesquisadores e autores da literatura: Silva et. al (2012), Ropoli et al. (2010), Menezes (2012), Gusmão (2011) dentre outros autores que abordam a temática do TEA. A partir dos resultados, verificou-se que os fatores que impedem o processo de inclusão estão relacionados à ausência de conhecimento sobre o TEA, capacitação dos profissionais de educação e a inexistência de recursos e materiais adequados em ambiente escolar. O que impõe a constatação de que é necessário conhecer de fato o que é o autismo e suas características e implementar a conjuntura apropriada para estabelecer esse espaço inclusivo, tanto por parte da escola como da família, sendo esses passos primordiais para a construção da identidade e autonomia de pessoas com deficiência. Portanto, acredita-se que os resultados da pesquisa são capazes de preparar caminhos aos desafios encontrados no percurso da inclusão educacional de indivíduos com TEA a partir das informações adquiridas, alcançando famílias atípicas e incluindo incentivos na formação continuada dos professores acerca desta temática.
Descrição: Bearing in mind that many teachers are apprehensive when dealing with autism in the classroom, as well as atypical families find it difficult to access and remain their children in regular schools, research is carried out on the theme “Students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) and inclusive education, teachers and family perceptions in the face of school challenges”, with the objective of knowing the strategies used by teachers and families of individuals with autism in the search for this insertion. For this, it was necessary to investigate how teachers experience inclusion within the classroom and discuss the family's perception of this educational inclusion. In this way, bibliographic and field research of a qualitative nature was carried out with an exploratory approach. Data collection was carried out through semi-structured interviews, with the subjects being mothers with children enrolled in inclusive classes, and elementary school teachers in the early years of different schools in the city of Imperatriz-MA. The elements were discussed based on the results of the interviews, supported by the following researchers and literature authors: Silva et. al (2012), Ropoli et al. (2010), Menezes (2012), Gusmão (2011) among other authors who address the theme of ASD. From the results, it was found that the factors that impede the inclusion process are related to the lack of knowledge about ASD, training of education professionals and the lack of adequate resources and materials in the school environment. What imposes the realization that it is necessary to know what autism is and its characteristics and implement the appropriate situation to establish this inclusive space, both by the school and the family, these being essential steps for the construction of identity and autonomy of people with disabilities. Therefore, it is believed that the research results are capable of paving the way for the challenges encountered in the course of educational inclusion of individuals with ASD from the information acquired, reaching atypical families and including incentives in the continuing education of teachers on this subject.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7000
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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