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http://hdl.handle.net/123456789/7002
Título: | O ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR E A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NUMA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO |
Título(s) alternativo(s): | TEACHING SCHOOL MATHEMATICS AND CHILDREN WITH DISABILITIES VISUAL FROM A LITERACY PERSPECTIVE |
Autor(es): | RIBEIRO, Luiz Alexander dos Santos |
Palavras-chave: | Educação Especial Inclusiva; Deficiência Visual; Letramento Matemático; BNCC; Recursos de Tecnologia Assistiva Inclusive Special Education; Visual Impairment; Mathematical Literacy; BNCC; Assistive Technology Resources |
Data do documento: | 1-Ago-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Esta monografia busca responder a questão-problema: Quais recursos assistivos podem ser mais adequados para desenvolver as habilidades previstas na BNCC para a aprendizagem da matemática, por estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental com deficiência visual, considerando a perspectiva do letramento matemático? Tem como objetivo geral: Relacionar os recursos assistivos que podem ser usados para o desenvolvimento de habilidades previstas na BNCC para a aprendizagem da matemática, por estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental com deficiência visual. na perspectiva do letramento matemático. E como objetivos específicos, buscamos: compreender o que é letramento matemático na perspectiva da Educação Especial inclusiva; relacionar as habilidades previstas na BNCC para o componente matemática, com os recursos assistivos que podem ser utilizados com alunos com deficiência visual, na perspectiva do letramento matemático; e analisar os resultados obtidos com o uso de recursos assistivos para o ensino da matemática, por alunos com deficiência visual. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo utilizado a pesquisa bibliográfica e de campo para a construção de dados. A etapa de campo ocorreu no ano de 2022 e teve como participante uma estudante de ensino fundamental com deficiência visual. Para a geração de dados foram utilizadas: análise documental; questionário fechado; e observação participante. Para fundamentação teórica recorremos a alguns documentos do MEC e a autores como Boldrin (2009), Ferronato (2015), Gasparetto (2012), Negrão (2022), Ribeiro e Moura (2020), Santos (2022), Soares (2004, 2014), entre outros. Como resultados destacamos o evidente progresso de uma aluna com deficiência visual que conseguiu desenvolvimento em habilidades matemáticas do 2º ano do Ensino Fundamental com o uso de recursos assistivos. A promoção do letramento matemático aliado ao uso adequado de tecnologias assistivas pode proporcionar aos alunos com deficiência visual uma educação mais significativa, capacitando-os a participar plenamente da sociedade e a tomar decisões fundamentadas em seu cotidiano. |
Descrição: | This monograph seeks to answer the problem-question: What assistive resources can be most suitable for developing the skills outlined in the BNCC for mathematics learning, by 1st and 2nd-grade students with visual impairments in the perspective of mathematical literacy? Its overall objective is to relate the assistive resources that can be used for the development of skills outlined in the BNCC for mathematics learning by 1st and 2nd-grade students with visual impairments, in the perspective of mathematical literacy. The specific objectives are to comprehend mathematical literacy from the perspective of inclusive Special Education, to correlate the skills outlined in the BNCC for the mathematics subject with the assistive resources that can be used with students with visual impairments, in the perspective of mathematical literacy, and to analyze the results obtained from the use of assistive resources for teaching mathematics to students with visual impairments. This research adopts a qualitative approach, having employed both bibliographic and field research methods for data construction. The fieldwork took place in 2022 and involved a visually impaired elementary school student as a participant. The data generation methods included documentary analysis, closed-ended questionnaires, and participant observation. The theoretical foundation draws from various documents issued by the Ministry of Education (MEC) and authors such as Boldrin (2009), Ferronato (2015), Gasparetto (2012), Negrão (2022), Ribeiro and Moura (2020), Santos (2022), Soares (2004, 2014), among others. As results, we highlight the evident progress of a visually impaired student who achieved mathematical skill development at the 2nd-grade level of elementary education through the use of assistive resources. The promotion of mathematical literacy, combined with the appropriate use of assistive technologies, can provide students with visual impairments with a more meaningful education, empowering them to fully participate in society and make informed decisions in their daily lives. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7002 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
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