Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7003
Título: RELATOS DE QUATRO MULHERES PRETAS PIAUIENSES SOBRE SUA ESCOLARIZAÇÃO
Título(s) alternativo(s): REPORTS FROM FOUR BLACK PIAUI WOMEN ABOUT THEIR SCHOOLING
Autor(es): ALVES, Maria de Jesus de Araújo
Palavras-chave: Educação;
Mulher;
Racismo;
Brasil;
Século XX
Education;
Woman;
Racism;
Brazil;
20th Century
Data do documento: 6-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho discute a educação escolar de quatro mulheres pretas da região do Piauí, no contexto de negação desse direito e luta para conquistá-lo ao longo das décadas de 1960-1980. A escolha do público-alvo se deve ao fato de serem pessoas do meu território de origem. As perguntas norteadoras foram: Quais desafios foram enfrentados por mulheres pretas nas décadas de 1960-1980 no âmbito educacional no Estado do Piauí, Nordeste do Brasil? A discriminação racial e o racismo estrutural da sociedade brasileira interferiram na trajetória de vida escolar dessas mulheres? Para tentar responder as questões, este trabalho teve como objetivo geral: analisar a história de vida das mulheres pretas em relação a sua trajetória escolar nas décadas de 1960 a 1980 no estado do Piauí. E objetivos específicos: Registrar as memórias e resistências dessas mulheres em situação de educação; analisar o contexto familiar social, político e econômico ao qual as entrevistadas faziam parte; examinar as políticas públicas educacionais vigentes naquela época. Como procedimento metodológico utilizou-se a técnica de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, que foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados em parte apontam para uma construção educacional dessas mulheres com evasões, reprovações, desistências, assim como apontam também para uma história de lutas, resistência e superação.
Descrição: The present work discusses the school education of four black women from the Piauí region, in the context of the denial of this right and the struggle to conquer it throughout the 1960s and 1980s. The choice of the target audience is due to the fact that they are people from my home territory. The guiding questions were: What challenges were faced by black women in the 1960s-1980s in the educational field in the State of Piauí, Northeastern Brazil? Did racial discrimination and structural racism in Brazilian society interfere in the trajectory of these women's school life? In order to try to answer the questions, this work had the general objective: to analyze the life history of black women in relation to their school trajectory in the 1960s to 1980s in the state of Piauí. And specific objectives: Record the memories and resistance of these women in education; analyze the social, political and economic family context to which the interviewees were part; examine the educational public policies in force at that time. As a methodological procedure, the technique of bibliographic research and field research was used, which was carried out through semi-structured interviews. The results partly point to an educational construction of these women with evasions, failures, withdrawals, as well as pointing to a history of struggles, resistance and overcoming.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7003
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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