Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7006
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Milca Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-05T14:41:50Z | - |
dc.date.available | 2023-10-05T14:41:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7006 | - |
dc.description | The main purpose of this study is to understand how teachers act in the face of conflicts generated in Early Childhood Education classrooms. The school environment is a place that expands the child's social relationships, propitiates the occurrence of conflicting situations among all that make up the educational environment, such as child-child, teacher-child and with parents. This research was carried out in a municipal school in Imperatriz-MA, with six teachers from the 1st and 2nd period of kindergarten who work with children aged 4 and 5 years old. In this phase, children experience opposition to the non-self, when they are in the process of differentiating themselves from the other, so that they can assert themselves and develop their personality. The conflicts that are generated in children's classes can be beneficial and promote development. As a general objective, we seek to reflect on conflicts in early childhood education and the mediating role of teachers. The theoretical reference chosen to guide this work was the Wallonian theory in Galvão's approach (1995, 1996, 2004); Saraiva e Silva (2014); Almeida (2008), among others who contributed to this study. The research was descriptive, with a qualitative approach, through a bibliographical study. A semi-structured interview was used for data collection. The results showed that the teachers in this study have limited knowledge about interpersonal conflicts, which was noticeable when some say there are no conflicts in their class and others approach it as irrelevant. Although they all have reports on the subject, the strategies and resources they use as a mediating action in these scenarios were not evident. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como proposito principal entender como se dá a atuação de professoras diante de conflitos gerados nas salas de Educação Infantil. O ambiente escolar é um lugar que amplia as relações sociais da criança, propicia a ocorrência de situações conflitantes dentre todos que compõem o ambiente educacional, tais como criança-criança, professor-criança e com os pais. Essa pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal em Imperatriz-MA, com seis professoras do 1° e 2° período do infantil que trabalham com crianças de 4 e 5 anos de idade. Nessa fase, as crianças vivenciam a oposição ao não-eu, quando estão em processo de diferenciação do outro, para que consigam se autoafirmar e desenvolver a sua personalidade. Os conflitos que são gerados nas classes infantis podem ser benéficos e propulsores ao desenvolvimento. Como objetivo geral, busca-se refletir acerca dos conflitos na educação infantil e a atuação mediadora das professoras. O referencial teórico escolhido para guiar esse trabalho foi a teoria walloniana na abordagem de Galvão (1995, 1996, 2004); Saraiva e Silva (2014); Almeida (2008), entre outros que contribuíram para a realização deste estudo. A pesquisa foi descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de estudo bibliográfico. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Os resultados apresentaram que as professoras deste estudo têm conhecimento restrito sobre conflitos interpessoais, o que ficou perceptível quando algumas dizem não existir conflitos na sua turma e outras abordam como irrelevante. Embora todas tenham relatos sobre o assunto, não ficou evidente as estratégias e os recursos que utilizam como ação mediadora nesses cenários. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Afetividade; | pt_BR |
dc.subject | Conflitos; | pt_BR |
dc.subject | Mediação; | pt_BR |
dc.subject | Professoras | pt_BR |
dc.subject | Affectivity; | pt_BR |
dc.subject | Conflicts; | pt_BR |
dc.subject | Mediation; | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.title | A Atuação de Professoras Diante de Conflitos Gerados nas Salas de Educação Infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | The Action of Teachers in the Face of Conflicts Generated in Classrooms Child education | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MILCA_MEDEIROS_SOUSA_tcc.pdf | TCC de Graduação | 523,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.