Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7008
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dc.contributor.authorCARDOSO, Sheila Cristina Oliveira e Silva-
dc.date.accessioned2023-10-05T14:58:00Z-
dc.date.available2023-10-05T14:58:00Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7008-
dc.descriptionThe present work aims to analyze the collection of the newspaper A Hora (1928), available at Benedito Leite Public Library, covering pre-textual and textual aspects of the printed matter, aiming at knowledge about journalism and Nascimento Moraes' pedagogism in the end of the second decade of the 20th century. The research methodology included the following procedures: literature review, identification of volumes of the newspaper A Hora in the collection physical library of the Benedito Leite State Public Library, and analysis of 603 image files from the newspaper A Hora in 1928, this study being the result of historical research of a evidence and documentation. The literature review considered the following main works: Krilow (2019), Machado (1996), Capelato (1988), Cellard (2008), Gomes (2015), Cruz (2016, 2020, 2021, 2022a, 2022b), Meireles (2001), Fernandes (2003) and Pereira (2018). The study is organized into two sections. The first includes an analysis of journalism Nascimento Moraes in the newspaper A Hora, with special emphasis on his positions politicians, controversies and their pseudonyms. The second section addresses the positions pedagogical ideas of Nascimento Moraes, contemplating his vision on the state of education public education and his recurring defense of compulsory and public schooling for poor children. You study results demonstrate that the newspaper A Hora (1926-1928) was a periodical of Nascimento Moraes was very prominent as a combative journalist already known in newspapers previous ones. During his time at this newspaper, Nascimento Moraes established himself as notable polemicist, given the way he fought the implications imposed by his opponents, giving them accurate, evidence-based answers. Despite being combative, Nascimento Moraes demonstrates conciliatory journalism with the government of Magalhães de Almeida, ceasing to behave like an opposition journalist. At A Hora, Nascimento Moraes draws attention to the defense of a more just and egalitarian society, standing out in the fight for the education of the underprivileged, which was a mark of his concern when the subject was education.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar o acervo do jornal A Hora (1928), disponível na Biblioteca Pública Benedito Leite, contemplando aspectos pré-textuais e textuais do impresso, visando ao conhecimento sobre o jornalismo e o pedagogismo de Nascimento Moraes no final da segunda década do século XX. A metodologia da pesquisa contemplou os seguintes procedimentos: revisão de literatura, identificação dos volumes do jornal A Hora no acervo físico da Biblioteca Pública Estadual Benedito Leite, e análise de 603 arquivos de imagem do jornal A Hora do ano de 1928, sendo este estudo, fruto de pesquisa histórica de caráter indiciário e documental. A revisão de literatura considerou as seguintes obras principais: Krilow (2019), Machado (1996), Capelato (1988), Cellard (2008), Gomes (2015), Cruz (2016, 2020, 2021, 2022a, 2022b), Meireles (2001), Fernandes (2003) e Pereira (2018). O estudo está organizado em duas seções. A primeira contempla uma análise sobre o jornalismo de Nascimento Moraes no jornal A Hora, com especial destaque aos seus posicionamentos políticos, polêmicas e seus pseudônimos. A segunda seção aborda os posicionamentos pedagógicos de Nascimento Moraes, contemplando sua visão sobre o estado da instrução pública e sua recorrente defesa da escolarização obrigatória e pública para crianças pobres. Os resultados do estudo demonstram que o jornal A Hora (1926-1928) foi um periódico de bastante destaque de Nascimento Moraes como jornalista combativo já conhecido em jornais anteriores. Durante sua passagem por este jornal, Nascimento Moraes se consolidou como notável polemista, vista a forma como combatia as implicações impostas por seus adversários, dando-lhes respostas precisas e fundamentadas em provas. Apesar de combativo, Nascimento Moraes demonstra um jornalismo de conciliação com o governo de Magalhães de Almeida, deixando de se comportar como jornalista de oposição. No A Hora, Nascimento Moraes chama atenção pela defesa de uma sociedade mais justa e igualitária, destacando-se na luta pela educação dos menos favorecidos, o que era uma marca de sua preocupação quando o assunto era educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico)pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectNascimento Moraes;pt_BR
dc.subjectintelectual negro;pt_BR
dc.subjecteducação;pt_BR
dc.subjectjornalismopt_BR
dc.subjectNascimento Moraes;pt_BR
dc.subjectblack intellectual;pt_BR
dc.subjecteducation;pt_BR
dc.subjectjournalismpt_BR
dc.titleJORNALISMO E PEDAGOGISMO DE NASCIMENTO MORAES EM A HORA (1928)pt_BR
dc.title.alternativeJOURNALISM AND PEDAGOGY OF NASCIMENTO MORAES IN “THE TIME” (1928)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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