Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7028
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MENDES, Juliana Costa | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-06T15:55:19Z | - |
dc.date.available | 2023-10-06T15:55:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7028 | - |
dc.description | ABSTRACT The Corporate University (UC) emerges as a way to improve the area of Training and Development (T&D) of companies, in the midst of a scenario where knowledge management within organizations is increasingly necessary, requiring greater agility and assertiveness in decision making. In this context, the study sought to present and analyze the structure, tools, practices and challenges for the implementation of a Corporate University, considering the seven principles recommended by Eboli (2004). For this, a case study was carried out with the Corporate University of Mateus Group (UniMateus), located in the capital of Maranhão. The organization studied currently has the goal of implementing a corporate education strategy to strengthen its expansion plan. Therefore, the present study was exploratory and descriptive, carried out through bibliographic, documentary and field research. Data collection was performed through an interview and questionnaire applied to the team committed to the execution of the UC project. At the end of the article, an analysis of the team profile, the structure of the UC, main actions, tools, challenges and expectations is presented, besides pointing out which principles of success are present in the implementation of UniMateus. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO A Universidade Corporativa (UC) surge como forma de aprimorar a área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) das empresas, em meio a um cenário onde a gestão de conhecimento dentro das organizações se faz cada vez mais necessária, exigindo maior agilidade e assertividade nas tomadas de decisões. Nesse contexto, o estudo buscou apresentar e analisar estrutura, ferramentas, práticas e desafios para implementação de uma Universidade Corporativa, considerando os sete princípios preconizados por Eboli (2004). Para tal foi realizado um estudo de caso com a Universidade Corporativa do Grupo Mateus (UniMateus), situada na capital maranhense. A organização estudada traz atualmente a meta de implementar uma estratégia de educação corporativa para fortalecer seu plano de expansão. Logo, o presente estudo foi de cunho exploratório e descritivo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista e questionário aplicado a equipe empenhada na execução do projeto de UC. Ao final do artigo, apresenta-se uma análise do perfil da equipe, a estrutura da UC, principais ações, ferramentas, desafios e expectativas, além de apontar quais princípios de sucesso estão presentes na implantação da UniMateus. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Universidade Corporativa; | pt_BR |
dc.subject | educação corporativa; | pt_BR |
dc.subject | princípios de sucesso. | pt_BR |
dc.subject | Corporate University; | pt_BR |
dc.subject | corporate education; | pt_BR |
dc.subject | principles of success. | pt_BR |
dc.title | Análise dos princípios, práticas e desafios para implementação de uma Universidade corporativa: estudo de caso da UniMateus | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the principles, practices and challenges of implementing a corporate university: a case study of UniMateus | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANACOSTAMENDES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.