Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7029
Título: | Avaliação de treinamento por meio do modelo de Kirkpatrick: um estudo de caso numa franquia de educação profissionalizante em São Luís/MA |
Título(s) alternativo(s): | Training evaluation using Kirkpatrick's model: a case study in a professional education franchise in São Luís/MA |
Autor(es): | ALVES, Karen Sabrina Dos Santos |
Palavras-chave: | treinamento. avaliação de treinamento; Modelo de Kirkpatrick. training; training Evaluation; Kirkpatrick Model |
Data do documento: | 13-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Em razão do aumento dos investimentos em programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas, vem crescendo a preocupação das organizações em analisar os resultados de seus programas. O presente estudo visa avaliar os treinamentos dados aos funcionários de uma franquia de educação profissionalizante e sua eficácia utilizando o modelo de Kirkpatrick. Esse modelo utiliza quatro níveis de avaliação: reação, aprendizagem, comportamento e resultados, identificando assim, as possíveis contribuições do treinamento nos resultados organizacionais. O estudo de caso foi realizado a partir de uma pesquisa descritiva com abordagem qualiquantitativa cujo instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada e dois questionários. Dessa forma, verifica-se a relevância da avaliação de treinamento pela empresa estudada, bem como os resultados e percepções que eles têm trazido à franquia. |
Descrição: | ABSTRACT Due to the increase in investments in people training and development programs, organizations are increasingly concerned about analyzing the results of their programs. The present study aims to evaluate the training given to employees of a vocational education franchise and its effectiveness using the Kirkpatrick model. This model uses four levels of evaluation: reaction, learning, behavior, and results, thus identifying the possible contributions of training to organizational results. The case study was carried out based on descriptive research with a qualitative and quantitative approach whose data collection instrument was a semi-structured interview and two questionnaires. In this way, the relevance of the training evaluation by the studied company is verified, as well as the results and perceptions that they have brought to the franchise. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7029 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KARENSABRINADOSSANTOSALVES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 570,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.