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Título: A representação dos tentehar sobre a escola: uma visão aprofundada da escola dentro da comunidade (aldeia Maranauwi - terra indígena Araribóia) em Santa Luzia do Tide – MA
Título(s) alternativo(s): The Tentehar representation of the school: an in-depth view of the school within the community (Maranauwi village - Araribóia indigenous land) in Santa Luzia do Tide – MA
Autor(es): CARVALHO, Obede Rodrigues
Palavras-chave: índios tentehar;
educação indígena;
aldeia maranauwi;
cultura indígena.
índios tentehar;
indigenous education;
maranauwi village;
indigenous culture.
índios Tentehar;
educación indígena;
pueblo de maranauwi;
cultura indígena.
Data do documento: 4-Jun-2021
Editor: Universidade Federado Maranhão
Resumo: RESUMO: O presente artigo foi realizado com o objetivo de compreender como ocorre o processo de escolarização vivido pelos Tentehar da Aldeia Maranauwi, no município de Santa Luzia do Tide - MA. Para um melhor entendimento da realidade local em que a escola se faz presente, foram entrevistados alguns moradores e professores que trabalham na escola da aldeia. As discursões apresentadas neste trabalho tiveram como base teórica o conceito de representação de Bourdieu (1989), além de outras fontes bibliográficas. Sendo assim, a partir dos dados de campo e das fontes bibliográficas trabalhadas, este artigo mostrará alguns aspectos da realidade escolar da aldeia. Como por exemplo, como os índios se apropriam da escola, qual o significado que ela assume para eles, como os agentes envolvidos no processo de escolarização se movem para transmitirem um ensino que tenha resultados para os índios da comunidade.__ABSTRACT: This article was carried out with the objective of understanding how the schooling process experienced by Tenthar from Aldeia Maranauwi occurs, in the municipality of Santa Luzia do Tide - MA. For a better understanding of the local reality in which the school is present, some residents and teachers who work at the village school were interviewed. The speeches presented in this work were theoretically based on the concept of representation by Bourdieu (1989), in addition to other bibliographic sources. Therefore, based on field data and bibliographic sources, this article will show some aspects of the school's reality in the village. Like, for example, how the Indians take over the school, what does it mean for them, how do the agents involved in the schooling process move to transmit a teaching that has results for the Indians in the community.__RESUMEN: Este artículo se realizó con el objetivo de comprender cómo ocurre el proceso de escolarización vivido por Tenthar de Aldeia Maranauwi, en el municipio de Santa Luzia do Tide - MA. Para una mejor comprensión de la realidad local en la que está presente la escuela, se entrevistó a algunos residentes y maestros que trabajan en la escuela del pueblo. Los discursos presentados en este trabajo se basaron en el concepto de representación de Bourdieu (1989), además de otras fuentes bibliográficas. Por lo tanto, con base en datos de campo y fuentes bibliográficas, este artículo mostrará algunos aspectos de la realidad de la escuela en el pueblo. Como, por ejemplo, cómo los indígenas se apoderan de la escuela, qué significa para ellos, cómo se mueven los agentes involucrados en el proceso escolar para transmitir una enseñanza que tiene resultados para los indígenas de la comunidad.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7041
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú
TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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