Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Agda Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-10T16:26:22Z-
dc.date.accessioned2023-10-10T16:26:27Z-
dc.date.available2023-10-10T16:26:22Z-
dc.date.available2023-10-10T16:26:27Z-
dc.date.issued2023-07-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7044-
dc.description.abstractRESUMO: Neste trabalho estamos apresentando resultados de uma investigação pautada sobre a história do ensino de Ciências como disciplina escolar nas escolas públicas estaduais maranhenses, pontualmente da cidade Codó - MA. A pesquisa teve como objetivo analisar a construção histórica da disciplina de Ciências e identificar a presença de atividades experimentais inseridas em documentos oficiais do Ensino Fundamental da cidade de Codó/MA. Para o percurso metodológico adotado nessa investigação utilizamos da abordagem qualitativa do tipo análise-documental, na qual analisamos documentos oficiais presentes nos acervos digitais encontrados na Biblioteca Benedito Leite, essas fontes referem-se a documentos encontrados em acervos digitais, contendo currículo, programa de ensino e planos de ensinos das escolas campo de pesquisa. Como resultados identificamos que a disciplina de ciências foi inserida no currículo escolar por volta do ano de 1890, fazendo parte do programa de ensino das escolas pioneiras na oferta do ensino no estado, ou seja, no Liceu Maranhense e na Escola Normal, criadas em decorrência do decreto de nº 21 , de 15 de abril de 1890, que estabeleceu a reforma da instrução pública maranhense, assegurando que a partir da efetivação desse dispositivo legal, o ensino público da província abrangeria a instrução primária, secundária, técnica ou profissional. A instrução escolar em Codó teve seu início por volta de 1852, ano que marca a criação da primeira escola no município. Todavia, tal informação não pode ser confirmada atualmente, pois, dentre as fontes encontradas e utilizadas nesta pesquisa, nenhuma trouxe evidências sobre a criação desta escola ou sobre nomeações de algum docente.__ABSTRACT: In this paper we present the results of an investigation based on the importance of teaching science as a school subject in public schools in the state of Maranhão, specifically in the city of Codó - MA. The research aimed to analyze the historical construction of the Science discipline and to identify the presence of experimental activities inserted in official documents of the Elementary School of the city of Codó/MA. For the methodological path adopted in this research we used the qualitative approach of document analysis, in which we analyzed the official documents present in the digital collections found in the Benedito Leite Library, these sources refer to documents found in digital collections, containing curriculum, syllabus and teaching plans of the schools field of research. The results show that science was introduced in the school curriculum around the year 1890, as part of the syllabus of the pioneer schools in the provision of education in the state, that is, the Liceu Maranhense and the Escola Normal, created as a result of the decree N. 21 of April 15, 1890, which established the reform of public education in Maranhão, ensuring that from the effectiveness of this legal provision, public education in the province would cover primary, secondary, technical or vocational education. Schooling in Codó began around 1852, the year that marks the creation of the first school in the town. However, such information cannot be confirmed today, because, among the sources found and used in this research, none brought evidence about the creation of this school or about the appointment of any teacher.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federado Maranhãopt_BR
dc.subjectensino de ciências;pt_BR
dc.subjectexperimentação;pt_BR
dc.subjectexperimentação;pt_BR
dc.subjectcurrículo escolar;pt_BR
dc.subjectensino de ciências;pt_BR
dc.subjectexperimentação;pt_BR
dc.subjectcurrículo escola;pt_BR
dc.subjectensino de ciências;pt_BR
dc.subjectexperimentação;pt_BR
dc.subjectcurrículo escolar.pt_BR
dc.titleA disciplina de ciências e a prática experimental inseridas em escolas do ensino fundamental (1906-1935): perspectivas históricas curriculares de Codó - MApt_BR
dc.title.alternativeThe science discipline and experimental practice inserted in elementary schools (1906-1935): historical curricular perspectives in Codó - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó
TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGDATEIXEIRA.pdf953,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.