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dc.contributor.authorCOSTA, Camila Madeira-
dc.date.accessioned2023-10-10T16:35:32Z-
dc.date.available2023-10-10T16:35:32Z-
dc.date.issued2023-07-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7045-
dc.description.abstractRESUMO Esta pesquisa teve a intenção de compreender a inserção da Disciplina de Ciências Naturais na Cidade de Monção/Maranhão no período de 1904 a 1968, por meio do viés de pesquisa da história das disciplinas escolares (HDE). Historicamente, à medida que a tecnologia e a ciências foram sendo reconhecidas como essenciais no avanço econômico, cultural e social, o Ensino das Ciências Naturais foi crescendo em todos os níveis de importância, sendo objeto de inúmeros movimentos de transformação no ensino, sendo capaz de servir de ilustrações para testes e efeitos de reformas e melhoramento educacional. Por muito tempo, o currículo foi entendido como apenas uma seleção de conteúdo a ser trabalhado durante o ano letivo escolar, porém seu entendimento e discussão tornaram-se mais amplos a partir do século XX, conforme a ampliação de estudos que revelaram influências de questões políticas, sociais e culturais no campo escolar atingindo questões cruciais para a formação da sociedade. Nesse contexto, este plano de pesquisa se desenvolveu pela perspectiva da abordagem qualitativa, fazendo uso das técnicas da análise documental em cima da história da disciplina de ciência naturais, a fim de entender como se deu a inserção dela no contexto da cidade de Monção/Maranhão. Para buscarmos respostas às questões condutoras fizemos uso de documentos oficiais nacionais e estaduais, bem como de livros acadêmicos que tratam da história escolar na cidade. Os resultados alcançados revelaram que existem poucos documentos que se direcionam ao ensino de ciências e que o contexto escolar da cidade de Monção, inseriu formalmente essa área de ensino no currículo escolar na educação primária somente na metade do século XX.__ABSTRACT: This research was intended to understand the insertion of the Discipline of Natural Sciences in the City of Monção/Maranhão in the period from 1904 to 1968, through the research bias of the history of school subjects (HDE). Historically, as technology and science were recognized as essential for economic, cultural and social progress, the Teaching of Natural Sciences grew at all levels of importance, being the object of numerous transformation movements in teaching, being able to serve as illustrations for testing and effects of educational reform and improvement. For a long time, the curriculum was understood as just a selection of content to be worked on during the school year, but its understanding and discussion became broader from the 20th century onwards, as the expansion of studies revealed influences of political issues. , social and cultural aspects in the school field, reaching crucial issues for the formation of society. In this context, this research plan was developed from the perspective of a qualitative approach, making use of document analysis techniques based on the history of the discipline of natural science, in order to understand how it was inserted in the context of the city of Monção/Maranhão . In order to seek answers to the leading questions, we used official national and state documents, as well as academic books that deal with school history in the city. The results achieved revealed that there are few documents that address science teaching and that the school context of the city of Monção, formally inserted this teaching area in the school curriculum in primary education only in the mid-twentieth century. Keywords: Curriculum. Maranhão Education. School Groups. Natural Sciencespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federado Maranhãopt_BR
dc.subjectcurrículo;pt_BR
dc.subjecteducação maranhense;pt_BR
dc.subjectgrupos escolares;pt_BR
dc.subjectciências naturais.pt_BR
dc.titleO currículo das ciências naturais na cidade de Monção/MA (1904- 1968): traçando olhares pela perspectivas da história das disciplinas escolarespt_BR
dc.title.alternativeThe natural sciences curriculum in the city of Monção/MA (1904- 1968): looking at the perspectives of the history of school subjectspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

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