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dc.contributor.authorSILVA, Dickson Silva da-
dc.contributor.authorSANTOS, Jefferson dos Reis Quirino dos-
dc.date.accessioned2023-10-10T16:56:01Z-
dc.date.available2023-10-10T16:56:01Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7047-
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho trata-se de um relato das experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sendo o subprojeto voltado à formação de multiplicadores de prevenção às drogas com o tema “Uma vida mais saudável sem drogas”, desenvolvido na escola Unidade Integrada Municipal Evangélica Estevam Ângelo de Souza, no município de Codó (MA). Durante o desenvolvimento do projeto, houve a criação de estratégias para abordar a drogadição no ensino básico, enfatizando questões relacionadas às substâncias psicoativas e seus malefícios no sistema nervoso central (SNC) e no desenvolvimento de ações de fortalecimento de fatores de proteção ao uso de drogas, baseado em diálogos, na realização de atividades lúdicas e análise de respostas. Com base na aplicação do questionário de pesquisa para os alunos, obteve-se dados que foram analisados e organizados em tabelas para melhor compreensão dos fatores de risco e fatores de proteção ao uso de drogas. Observou-se que o ambiente familiar teve maiores resultados positivos com relação à prevenção ao uso de drogas. Com isso, percebeu-se que o meio familiar pode ser uma influência para esse fator de uso ou não de drogas na adolescência. Acrescenta-se ainda, que o projeto despertou interesse nos alunos da escola, os quais demonstraram boa participação e entusiasmo na realização das atividades propostas.__ABSTRACT The present work is na account of the experiences lived in the Institutional Program of Initiation Scholarship to Teaching (PIBID), with the Project focused on the formation of drug prevention multipliers with the theme "A healthier life without drugs". It was developed in the school Integrated Municipal Evangelical Unit Estevam Ângelo de Souza, in the municipality of Codó (MA). During the development of the project, there was the creation of strategies to address the theme of drugs in basic education, emphasizing the issues related to psychoactive substances and their harm son the centralnervous system and the development of actions to strength em protective factors against drug use, based on dialogues, the performance of recreational activities and the application of questionnaire. Based on the application of the research questionnaire to the students, the data were analyzed and organized in tables to facilitate understanding of the risk factors and protective factors. It was observed that the family environment had greater positive results in relationto the prevention of drug use. Thus, it was perceived that the family environment can be na influence for this factor of drug use or not in adolescence. It is also added that the Project a roused interest in the students of the school, who showed enthusiasm in carrying out the activities and general participation in the project.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federado Maranhãopt_BR
dc.subjectdrogadição;pt_BR
dc.subjectfatores de risco;pt_BR
dc.subjectfatores de proteção;pt_BR
dc.subjectdrug use;pt_BR
dc.subjectrisk factors;pt_BR
dc.subjectprotective factors.pt_BR
dc.titlePrevenção às drogas na perspectiva dos direitos humanos: experiências do PIBID em Codó, Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeDrug prevention from a human rights perspective: PIBID experiences in Codó, Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

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