Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7048
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dc.contributor.authorOLIVEIRA, Evane Barbosa de-
dc.date.accessioned2023-10-10T17:08:38Z-
dc.date.available2023-10-10T17:08:38Z-
dc.date.issued2023-08-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7048-
dc.description.abstractResumo: A Educação Básica brasileira apresentou avanços relevantes nas últimas décadas, embora ainda tenha desafios substanciais de qualidade e imensas desigualdades. O presente trabalho teve como objetivo analisar a evolução do currículo de ciências em termos legais (LDB, DCNe PNE) e as influências teóricas que construíram o formato da disciplina de ciências da década de 1990 até os dias atuais. Essa investigação, foi construída na perspectiva de pesquisa documental, por estratégia exploratória e descritiva, com ênfase na abordagem qualitativa. O ato de ensinar no Brasil pode ser classificado em diferentes períodos, quando se usa a organização histórica do ensino, o período do Brasil Colonial, Brasil Império, Brasil República e a Nova Era. No ensino de Ciências Naturais, a tendência conhecida desde os anos 80 como Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que já se esboçara anteriormente e que é importante até os dias de hoje, é uma resposta àquela problemática. No âmbito da pedagogia geral, as discussões sobre as relações entre educação e sociedade se associaram a tendências progressistas, que no Brasil se organizaram em correntes importantes que influenciaram o ensino de Ciências Naturais. Ao analisar o currículo de Ciências Naturais pelo viés histórico da base legal orientadora do conteúdo escolar, é possível concluir que houve uma evolução significativa ao longo do tempo. As orientações e diretrizes que nortearam o ensino de Ciências Naturais passaram por mudanças e atualizações, refletindo as transformações sociais, científicas e educacionais que ocorreram.___ABSTRACT: Brazilian Basic Education has made significant advances in recent decades, although it still faces substantial quality challenges and huge inequalities. The present work aimed to analyze the evolution of the science curriculum in legal terms (LDB, DCNe PNE) and the theoretical influences that built the format of the science discipline from the 1990s to the present day. This investigation was built from the perspective of documentary research, through an exploratory and descriptive strategy, with emphasis on the qualitative approach. The act of teaching in Brazil can be classified into different periods, when using the historical organization of teaching, the period of Colonial Brazil, Empire Brazil, Republic Brazil and the New Age. In the teaching of Natural Sciences, the trend known since the 1980s as Science, Technology and Society (CTS), which had already been outlined earlier and which is still important today, is a response to that problem. Within the scope of general pedagogy, discussions on the relationship between education and society were associated withprogressive trends, which in Brazil were organized into important currents that influenced the teaching of Natural Sciences. When analyzing the Natural Sciences curriculum through the historical bias of thelegal basis guiding the school content, it is possible to conclude that there has been a significant evolution over time. The guidelines and guidelines that guided the teaching of Natural Sciences underwent changes and updates, reflecting the social, scientific and educational transformations that occurred.pt_BR
dc.publisherUniversidade Federado Maranhãopt_BR
dc.subjectensino de ciências;pt_BR
dc.subjecteducação cientifica;pt_BR
dc.subjectcurrículo;pt_BR
dc.subjectscience teaching;pt_BR
dc.subjectscience education; science education, Curriculumpt_BR
dc.subjectcurriculum.pt_BR
dc.titleO currículo de ciências naturais: uma análise pelo viés histórico da base legal orientadora do conteúdo escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe natural sciences curriculum: an analysis from a historical perspective of the legal basis guiding school contentpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

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