Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7049
Título: OBMEP 2022: uma análise e classificação de erros de questões da Obmep de alunos da escola Alberto Abdalla na cidade de Timbiras/MA
Título(s) alternativo(s): OBMEP 2022: an analysis and classification of errors in Obmep questions from students at the Alberto Abdalla school in the city of Timbiras/MA
Autor(es): SANTOS, Fabio Melo dos
Palavras-chave: OBMEP;
análise de erros;
ensino matemático;
OBMEP;
error analysis;
mathematics education.
Data do documento: 26-Jul-2023
Editor: Universidade Federado Maranhão
Resumo: RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo principal identificar as dificuldades e os principais erros cometidos pelos estudantes na resoluçãoo de problemas matemáticos, mediante análise e classificacão de erros nas provas da OBMEP nível 2, da segunda fase do ano de 2022. Para tanto, o estudo versa sobre um breve histórico sobre o desenvolvimento dos estudos acerca do ensino matemático, seus avanços ao longo dos tempos, bem como do seu ensino; destacamos ainda a importância da, pontuando sua relevância e contribuição no melhoramento de práticas pedagógicas, inclusive voltadas para competições olímpicas, além de fazermos o enfoque pedagógico do erro, traçando os importantes aprendizados que podemos tirar a partir do equívoco. No presente estudo, consideramos a análise de trinta e sete provas de estudantes da escola Alberto Abdalla da cidade de Timbiras/MA baseando-nos no aporte teórico e nos em seus critérios de classificação de erros, caracterizando os erros em subclasses de análises. Tais resultados apontam para possíveis dificuldades identificadas, através dos erros dos estudantes, e revelam que ainda há uma caminho longo no ensino de conteúdo matemático alinhado às expectativas de uma prova olímpica. Para tanto, os educadores devem buscar metodologias e recursos diversificados, superando as barreiras do tradicionalismo. Além disso, acredita-se que a metodologia aplicada nesta pesquisa, pode ser usada no dia a dia das salas de aula pelos professores, pois permite tomada de decisões mais precisas, permitindo ao professor conhecer a real dificuldade do seu público.___ABSTRAC The main objective of this study is to identify the difficulties and the main errors committed by students in solving mathematical problems, through analysis and classification of errors in the tests of OBMEP level 2, from the second phase of the year 2022. To this end, the study focuses on a brief history of the development of studies on mathematics education, tracing its advances over time, as well as its teaching; we also highlight the importance of OBMEP in the educational system, pointing out its relevance and contribution to the improvement of teaching practices, including those aimed at Olympic competitions. In this study, we considered the analysis of thirty-seven tests of students from Alberto Abdalla school in Timbiras/MA, based on the theoretical and methodological contribution of Cury (2008, 2009 and 2010), using his criteria for error classification, characterizing the errors in subclasses of analysis. Such results point to possible difficulties identified, through students' errors, and reveal that there is still a long way to go in teaching mathematical content aligned to the expectations of an Olympic competition. Therefore, educators must seek diversified methodologies and resources, overcoming the barriers of traditionalism. Moreover, it is believed that the methodology applied in this research can be used by teachers in their daily classrooms, as it allows for more accurate decision making, allowing the teacher to know the real difficulty of his audience.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7049
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó
TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

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