Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7050
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Ideane Melo da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T17:22:43Z | - |
dc.date.available | 2023-10-10T17:22:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7050 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente estudo teve como objetivo refletir acerca da influência do PIBID/Interdisciplinar na formação docente inicial de estudantes de dois cursos de licenciatura (Ciências Humanas/História e Ciências Naturais/Biologia) do Centro de Ciências de Codó – CCCO/UFMA, na perspectiva dos saberes em construção sob o olhar interdisciplinar, considerando a importância da formação inicial para atuação docente bem-sucedida no ensino escolar, haja vista que, defende-se como necessário para o professor em início de carreia compreender a influência das experiências e a vivência dos professores ao longo de sua trajetória como estudante e dentro da realidade da sala de aula. O percurso metodológico se desenhou na perspectiva da pesquisa qualitativa, assumindo a trajetória de um estudo de caso, por fazer uso de percepções de um conjunto de ex-pibidianos a respeito da participação em projeto do PIBID/Interdisciplinar implementado no campus UFMA de Codó/Maranhão. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário misto e a organização da análise dos dados se pautou na perspectiva de uma rede sistêmica com base na análise de conteúdo. Os dados revelaram que os ex-pibidianos reconhecem a influência das ações vividas no projeto do PIBID nas atitudes assumidas enquanto professores e que constatam que a construção da profissionalidade dos educadores ocorre a partir do processo da constituição dos saberes originários de diferentes fontes e experiências e que a compreensão da interdisciplinaridade, como necessidade de postura docente, facilita o percurso do trabalho pedagógico em suas inúmeras facetas no trato do currículo escolar.___ABSTRACT: This study aimed to reflect on the influence of PIBID/Interdisciplinary in the initial teaching training of students of two undergraduate courses (Human Sciences/History and Natural Sciences/Biology) at the Codó Science Center - CCCO/UFMA, from the perspective of knowledge under construction from an interdisciplinary perspective, considering the importance of initial training for successful teaching activities in school education, considering that it is necessary for teachers at the beginning of their careers to understand the influence of experiences and the experience of teachers throughout his trajectory as a student and within the reality of the classroom. The methodological route was drawn from the perspective of qualitative research, assuming the trajectory of a case study, by making use of perceptions of a group of former Pibidians regarding their participation in a PIBID/Interdisciplinary project implemented on the UFMA campus in Codó/Maranhão . The data collection instrument used was the mixed questionnaire and the organization of data analysis was based on the perspective of a systemic network based on content analysis. The data revealed that the ex-pibidians recognize the influence of the actions experienced in the PIBID project in the attitudes assumed as teachers and that they verify that the construction of the educators' professionality occurs from the process of constitution of the knowledge originating from different sources and experiences and that the understanding of interdisciplinarity, as a need for a teaching attitude, facilitates the path of pedagogical work in its many facets in dealing with the school curriculum. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federado Maranhão | pt_BR |
dc.subject | PIBID; | pt_BR |
dc.subject | saberes docentes; | pt_BR |
dc.subject | formação inicial; | pt_BR |
dc.subject | interdisciplinaridade; | pt_BR |
dc.subject | PIBID; | pt_BR |
dc.subject | teaching Knowledge; | pt_BR |
dc.subject | initial formation; | pt_BR |
dc.subject | interdisciplinarity. | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre o PIBID e suas repercussões no contexto da praxis docente: vivências e expectativas na formação inicial | pt_BR |
dc.title.alternative | A look at PIBID and its repercussions in the context of teaching practice: experiences and expectations in initial training | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IDEANE_MELO_1.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 779,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.