Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7052
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Moises Alves de-
dc.date.accessioned2023-10-10T17:56:24Z-
dc.date.available2023-10-10T17:56:24Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7052-
dc.description.abstractRESUMO Este artigo traz os limites e as possibilidades do diálogo entre a formação inicial em Ciências Naturais/Biologia e a Educação do Campo em classes multisseriadas. Essa intervenção foi desenvolvida durante o ano de 2022 e envolveu uma sala com estudantes dos anos finais do ensino fundamental 6º e 7º ano. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação. Para tanto, os discentes do Curso de Ciências Naturais/Biologia tiveram num primeiro momento aulas teóricas a partir da disciplina Educação do Campo, viabilizando o diálogo com o tema sustentabilidade. Posteriormente, planejamento com o contexto escolar e como intervenção foi ministrado uma aula sobre a importância da conservação ambiental para os seres vivos. Houve aplicação de questionário com a diretora da escola e com o professor titular da classe multisseriada. Os resultados da pesquisa apontam, dentre os limites: ausência de efetivação dos projetos na área de sustentabilidade, precariedade na infraestrutura da escola e lacunas na formação de professores para as classes multisseriadas. Dentre as possibilidades: o diálogo profícuo entre a universidade e a escola, entre as disciplinas específicas e pedagógicas e a formação inicial numa relação teórico-prática reverberando uma filosofia da práxis. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar os limites e possibilidades do diálogo entre a formação inicial docente de Ciências Naturais/Biologia e a Educação do Campo em classes multisseriadas por meio de uma pesquisa-ação promovendo o diálogo com o tema sustentabilidade.__ABSTRACT :This article brings the limits and possibilities of dialogue between initial education in Natural Sciences/Biology and Field Education in multigrade classes. This intervention was developed during 2022 and involved a room with students from the final years of elementary school 6th and 7th grade. The methodology adopted was action research. To this end, the students of the Natural Sciences-Biology Course had theoretical classes at first from the discipline Field Education, enabling dialogue with the theme sustainability. Subsequently, planning with the school context and as an intervention was given a lesson on the importance of environmental conservation for living beings. There was a questionnaire applied to the school principal and the full teacher of the multigrade class. The results of the research point out, among the limits: lack of implementation of projects in the area of sustainability, precariousness in school infrastructure and gaps in teacher training for multigrade classes. Among the possibilities: the fruitful dialogue between the university and the school, the dialogue between specific and pedagogical disciplines and initial formation in a theoretical-practical relationship reverberating a philosophy of praxis. Thus, this article aims to present the limits and possibilities of the dialogue between the initial teacher training of Natural Sciences/Biology and Rural Education in multigrade classes through an action-research promoting dialogue with the theme of sustainability.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federado Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação do campo;pt_BR
dc.subjectclasses multisseriadas;pt_BR
dc.subjectsustentabilidade;pt_BR
dc.subjectCiências Naturais/Biologia;pt_BR
dc.subjectfield education;pt_BR
dc.subjectmultigrade classes;pt_BR
dc.subjectsustainability;pt_BR
dc.subjectNatural Sciences/Biology.pt_BR
dc.titleSustentabilidade ambiental em classes multisseriadas na zona rural de Codó-MA e a formação inicial docente em um curso superior em Ciências Naturais/Biologiapt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental sustainability in multigrade classes in the rural area of ​​Codó-MA and initial teacher training in a higher education course in Natural Sciences/Biologypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Moises_Alves_de_sousa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.