Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7052
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Moises Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T17:56:24Z | - |
dc.date.available | 2023-10-10T17:56:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7052 | - |
dc.description.abstract | RESUMO Este artigo traz os limites e as possibilidades do diálogo entre a formação inicial em Ciências Naturais/Biologia e a Educação do Campo em classes multisseriadas. Essa intervenção foi desenvolvida durante o ano de 2022 e envolveu uma sala com estudantes dos anos finais do ensino fundamental 6º e 7º ano. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação. Para tanto, os discentes do Curso de Ciências Naturais/Biologia tiveram num primeiro momento aulas teóricas a partir da disciplina Educação do Campo, viabilizando o diálogo com o tema sustentabilidade. Posteriormente, planejamento com o contexto escolar e como intervenção foi ministrado uma aula sobre a importância da conservação ambiental para os seres vivos. Houve aplicação de questionário com a diretora da escola e com o professor titular da classe multisseriada. Os resultados da pesquisa apontam, dentre os limites: ausência de efetivação dos projetos na área de sustentabilidade, precariedade na infraestrutura da escola e lacunas na formação de professores para as classes multisseriadas. Dentre as possibilidades: o diálogo profícuo entre a universidade e a escola, entre as disciplinas específicas e pedagógicas e a formação inicial numa relação teórico-prática reverberando uma filosofia da práxis. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar os limites e possibilidades do diálogo entre a formação inicial docente de Ciências Naturais/Biologia e a Educação do Campo em classes multisseriadas por meio de uma pesquisa-ação promovendo o diálogo com o tema sustentabilidade.__ABSTRACT :This article brings the limits and possibilities of dialogue between initial education in Natural Sciences/Biology and Field Education in multigrade classes. This intervention was developed during 2022 and involved a room with students from the final years of elementary school 6th and 7th grade. The methodology adopted was action research. To this end, the students of the Natural Sciences-Biology Course had theoretical classes at first from the discipline Field Education, enabling dialogue with the theme sustainability. Subsequently, planning with the school context and as an intervention was given a lesson on the importance of environmental conservation for living beings. There was a questionnaire applied to the school principal and the full teacher of the multigrade class. The results of the research point out, among the limits: lack of implementation of projects in the area of sustainability, precariousness in school infrastructure and gaps in teacher training for multigrade classes. Among the possibilities: the fruitful dialogue between the university and the school, the dialogue between specific and pedagogical disciplines and initial formation in a theoretical-practical relationship reverberating a philosophy of praxis. Thus, this article aims to present the limits and possibilities of the dialogue between the initial teacher training of Natural Sciences/Biology and Rural Education in multigrade classes through an action-research promoting dialogue with the theme of sustainability. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federado Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo; | pt_BR |
dc.subject | classes multisseriadas; | pt_BR |
dc.subject | sustentabilidade; | pt_BR |
dc.subject | Ciências Naturais/Biologia; | pt_BR |
dc.subject | field education; | pt_BR |
dc.subject | multigrade classes; | pt_BR |
dc.subject | sustainability; | pt_BR |
dc.subject | Natural Sciences/Biology. | pt_BR |
dc.title | Sustentabilidade ambiental em classes multisseriadas na zona rural de Codó-MA e a formação inicial docente em um curso superior em Ciências Naturais/Biologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental sustainability in multigrade classes in the rural area of Codó-MA and initial teacher training in a higher education course in Natural Sciences/Biology | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Moises_Alves_de_sousa.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.