Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7054
Título: Dialogando sobre biotecnologia no ensino médio: relato de experiência extensionista
Título(s) alternativo(s): Dialogue about biotechnology in high school: report of extension experience
Autor(es): SILVA, Renilson Santos da S
MELO, Sebastiana Maria Ferro de
Palavras-chave: extensão universitária;
transgênicos;
clonagem;
biotecnologia verde;
university extension;
transgenics.
Data do documento: 30-Mar-2023
Editor: Universidade Federado Maranhão
Resumo: RESUMO O presente trabalho teve por finalidade relatar experiências vivenciadas por alunos extensionistas do “Projeto Dialogando sobre Biotecnologia em Timbiras (MA)”, o qual visa divulgar as discussões relacionadas à Biotecnologia apresentando vantagens e desvantagens das principais técnicas, assim como, benefícios econômicos, ambientais e sociais dessa ciência, além de proporcionar conhecimento, promover reflexão acerca da extensão universitária como prática de ação e transformação social, com estudantes do Segundo e Terceiro ano do Ensino Médio da escola estadual Centro de Ensino Paulo Freire, localizada na cidade de Timbiras (MA). O projeto foi dividido em quatro etapas, sendo elas: Primeira etapa: consistiu em um treinamento para a equipe executora; Segunda etapa: ocorreu a aplicação de uma avaliação diagnóstica e explanação do projeto; Terceira etapa: se deu por meio de palestras com temas relacionados à Biotecnologia; Quarta etapa: foram produzidas duas oficinas com os temas Clonagem e Organismos Transgênicos, juntamente com reprodução de filmes que abordavam diversas áreas da Biotecnologia. Durante a avaliação diagnóstica, apenas 24% dos participantes responderam que nunca ouviram falar em Biotecnologia; quando questionados se eles conheciam alguma finalidade dos exames de DNA, além do teste de paternidade, 86% dos estudantes responderam não; 79% referiram que conheciam o termo clone, sendo que 28% dos alunos disseram que fariam um clone seu; apenas 3% afirmaram que sabiam o que significava terapia gênica; quando perguntado se os alunos já consumiram algum alimento transgênico, somente 5% disseram que ainda não consumiram, 49% não souberam responder e 46% responderam que consomem diariamente; quando questionados se concordam com a venda e consumo de alimentos transgênicos, 61% dos alunos disseram que sim. Em relação ao questionário aplicado após as palestras, o percentual de acertos variou de 71% a 100%. Com as oficinas, os alunos produziram maquetes, cartazes, seminários e vídeos sobre Clonagem e Organismos transgênicos. Considerando-se a percepção da equipe executora e respostas de reaplicação da avaliação diagnóstica, os resultados esperados com o projeto foram alcançados uma vez que possibilitou-se a discussão de temáticas de Biotecnologia.__ABSTRACT: The present work aimed to report experiences experienced by extension students of the "Dialogando Project on Biotechnology in Timbiras (MA)", which aims to disseminate discussions related to Biotechnology with students of the Second and Third Year of High School of the State School Centro de Ensino Paulo Freire, located in the city of Timbiras (MA). During the execution of the project, themes related to Biotechnology were presented, and little explored agendas were discussed in the school environment, seeking in addition to providing knowledge, promoting reflection on university extension as a practice of action and social transformation. The project was divided into four stages, which were: First stage: consisted of a training for the executing team; Second stage: it occurred with application of a diagnostic evaluation and explanation of how the project would work; Third stage: it occurred through lectures on topics related to biotechnology; Fourth stage: two workshops were produced with the themes Cloning and Transgenic Organisms, together with reproduction of films that addressed various areas of Biotechnology. During the diagnostic evaluation, only 24% of the participants answered that they had never heard of Biotechnology; when we asked if they knew any purpose of DNA testing other than paternity testing, 86% of the students answered no; 79% reported that they knew the term clone, 28% of the students said they would make a clone of their own; only 3% of the students stated that they knew the meaning of gene therapy; when we asked if the students had ever consumed any transgenic food, only 5% said they had not yet consumed them, 49% did not know how to answer and 46% answered that they consume it daily; when we asked if they agree with the sale and consumption of GMO foods, 61% of the students said yes. Regarding the questionnaire applied after the lectures, the percentage of correct answers ranged from 71% to 100%. With the workshops, the students produced models, posters, seminars and videos on Cloning and Transgenic Organisms. Considering the perception of the executing team and responses of reapplication of the diagnostic evaluation, the expected results with the project were achieved since it was possible to discuss Biotechnology themes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7054
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

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