Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7055
Título: O estágio supervisionado em Ciências Naturais – Biologia UFMA no Campus de Codó – MA e sua relação com a didática multidimensional e das ciências
Título(s) alternativo(s): The supervised internship in Natural Sciences – Biology UFMA at the Codó Campus – MA and its relationship with multidimensional teaching and science
Autor(es): MEDEIROS, Wanderlene Sales de Oliveira
SILVA, Welen Pereira
Palavras-chave: estágio;
formação docente;
metodologia;
práticas de ensino.
Internship;
teacher training;
methodology;
teaching practices.
Data do documento: 14-Dez-2022
Resumo: RESUMO: O estágio é um processo de avaliação, conhecimento e aperfeiçoamento, tanto pessoal quanto profissional, proporciona um diálogo entre a relação teoria e prática com vistas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas e atividades escolares. O objetivo deste artigo foi compreender os limites e possibilidades entre o estágio supervisionado em Ciências Naturais Biologia UFMA do Centro de Ciências Codó e a Didática multidimensional, concatenando a sala de aula e a escola em sua complexidade e totalidade. A metodologia da presente pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa crítica, fundamentada no materialismo histórico dialético. O conjunto de análises revelou por meio da categoria estágio supervisionado e didática multidimensional que a Didática técnica ainda está presente no contexto escolar e que há necessidade de diálogo entre os princípios pedagógicos da Didática e da Didática Específica, com o objetivo de viabilizar o status pedagógico da Didática multidimensional, proporcionando uma relação interdisciplinar entre o campo epistemológico da Pedagogia e as Ciências Naturais Biologia.__ABSTRACT: The internship is a process of evaluation, knowledge and improvement, both personal and professional, provides a dialogue between relating theory and practice with a view to the development of practices pedagogical and school activities. The objective of this article was to understand the limits and possibilities between the supervised internship in Natural SciencesBiology and the multidimensional didactics, concatenating the classroom and the school in their complexity and totality. The methodology of the present research was based on a critical qualitative approach, based on dialectical historical materialism. The set of analyzes revealed through the supervised internship and multidimensional didactics category that Technical Didactics is still present in the researched school and that there is a need for dialogue between the pedagogical principles of Didactics and Specific Didactics, with the objective of enabling the pedagogical status of multidimensional Didactics, providing an interdisciplinary relationship between the epistemological field of Pedagogy and Natural Sciences -Biology.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7055
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wanderlene_e_Welen.pdfTrabalho de Conclusão de Curso702,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.