Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7056
Título: | O uso de herbários em aulas de Biologia: como uma sequência didática |
Título(s) alternativo(s): | The use of herbariums in Biology classes: as a didactic sequence |
Autor(es): | SOUSA, Aline Lima |
Palavras-chave: | aula prática; metodologia ativa; taxonomia vegetal; practical class; active methodology; plant taxonomy. |
Data do documento: | 25-Jul-2023 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: A Biologia estuda as mais diversas formas de vida, o funcionamento dos organismos e os fenômenos naturais, esta ciência requer procedimentos que permitem a investigação, a comunicação e o debate de fatos e ideias, para tal constatação, o aluno deve desfrutar de atividades práticas e lúdicas afim de vincular o conhecimento teórico com sua vivência em sociedade. O presente trabalho teve como objetivo contribuir para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem, despertando nos professores de biologia o interesse em proporcionar aulas mais interessantes, utilizando-se da criação de herbários didáticos com o objetivo de amenizar a impercepção botânica, predominante no meio escolar. Para o trabalho realizou-se levantamento bibliográfico e análise descritiva dos dados obtidos em obras publicadas como em artigos, teses, livros e revistas. Dessa forma, a implantação de herbários em aulas de Biologia irá oportunizar a participação ativa do aluno durante todos os processos desde a coleta, herborização, produção de exsicatas e identificação das espécies vegetais, propiciando a construção do aprendizado pelo aluno e desmistificando a pesquisa científica.___ABSTRACT: Biology studies the most diverse forms of life, the functioning of organisms and natural phenomena. This science requires procedures that allow investigation, communication and debate of facts and ideas. To this end, students must enjoy practical and entertaining activities in order to link theoretical knowledge with their experience in society. The aim of this work was to contribute to enriching the teaching and learning process, awakening interest among biology teachers in providing more interesting lessons, using the creation of didactic herbaria with the aim of alleviating botanical imperceptibility, which is prevalent in schools. A bibliographical survey and descriptive analysis of data obtained from published works such as articles, theses, books and magazines were carried out. In this way, the implementation of herbaria in Biology classes will provide the opportunity for active student participation during all the processes from collection, herborization, production of exsiccates and identification of plant species, encouraging the construction of learning by the student and demystifying scientific research. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/7056 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Biologia do Campus de Bacabal TCC de Graduação em Ciências Naturais/Biologia do Campus de Bacabal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aline_Lima_Sousa.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.