Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Aline Lima-
dc.date.accessioned2023-10-16T11:52:15Z-
dc.date.accessioned2023-10-16T11:52:20Z-
dc.date.available2023-10-16T11:52:15Z-
dc.date.available2023-10-16T11:52:20Z-
dc.date.issued2023-07-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7056-
dc.description.abstractRESUMO: A Biologia estuda as mais diversas formas de vida, o funcionamento dos organismos e os fenômenos naturais, esta ciência requer procedimentos que permitem a investigação, a comunicação e o debate de fatos e ideias, para tal constatação, o aluno deve desfrutar de atividades práticas e lúdicas afim de vincular o conhecimento teórico com sua vivência em sociedade. O presente trabalho teve como objetivo contribuir para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem, despertando nos professores de biologia o interesse em proporcionar aulas mais interessantes, utilizando-se da criação de herbários didáticos com o objetivo de amenizar a impercepção botânica, predominante no meio escolar. Para o trabalho realizou-se levantamento bibliográfico e análise descritiva dos dados obtidos em obras publicadas como em artigos, teses, livros e revistas. Dessa forma, a implantação de herbários em aulas de Biologia irá oportunizar a participação ativa do aluno durante todos os processos desde a coleta, herborização, produção de exsicatas e identificação das espécies vegetais, propiciando a construção do aprendizado pelo aluno e desmistificando a pesquisa científica.___ABSTRACT: Biology studies the most diverse forms of life, the functioning of organisms and natural phenomena. This science requires procedures that allow investigation, communication and debate of facts and ideas. To this end, students must enjoy practical and entertaining activities in order to link theoretical knowledge with their experience in society. The aim of this work was to contribute to enriching the teaching and learning process, awakening interest among biology teachers in providing more interesting lessons, using the creation of didactic herbaria with the aim of alleviating botanical imperceptibility, which is prevalent in schools. A bibliographical survey and descriptive analysis of data obtained from published works such as articles, theses, books and magazines were carried out. In this way, the implementation of herbaria in Biology classes will provide the opportunity for active student participation during all the processes from collection, herborization, production of exsiccates and identification of plant species, encouraging the construction of learning by the student and demystifying scientific research.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectaula prática;pt_BR
dc.subjectmetodologia ativa;pt_BR
dc.subjecttaxonomia vegetal;pt_BR
dc.subjectpractical class;pt_BR
dc.subjectactive methodology;pt_BR
dc.subjectplant taxonomy.pt_BR
dc.titleO uso de herbários em aulas de Biologia: como uma sequência didáticapt_BR
dc.title.alternativeThe use of herbariums in Biology classes: as a didactic sequencept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Biologia do Campus de Bacabal
TCC de Graduação em Ciências Naturais/Biologia do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline_Lima_Sousa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.