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dc.contributor.authorSOUSA, Rosa Santos de-
dc.date.accessioned2023-10-16T12:46:13Z-
dc.date.available2023-10-16T12:46:13Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/7059-
dc.description.abstractRESUMO: Na educação básica e no ensino superior percebe - se uma grande lacuna no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Essa situação é resultante de um grande déficit de aprendizagem em Geografia que pode ser observado claramente no cotidiano escolar e nas avaliações que são aplicadas pelo governo federal. Nesse sentido, partimos da seguinte problemática: Quais as principais dificuldades de aprendizagem em Geografia? Questionamento esse que buscamos responder, ao longo do texto, na perspectiva dos professores. Na sequência, delineou-se como objetivo geral, analisar as principais dificuldades de aprendizagem, em Geografia, de estudantes do ensino fundamental em uma escola pública em Grajaú-MA e seus reflexos no rendimento escolar. Para isso, o caminho metodológico traçado neste estudo, traz como natureza, a abordagem qualitativa do tipo descritiva, com a utilização de estudos bibliográficos e entrevistas semiestruturadas. Os participantes foram 3 (três) professores de escolas da rede pública municipal de Grajaú MA. Constata-se, por meio dos resultados que, as maiores dificuldades apontadas pelos professores foram a falta de atenção e o escasso hábito de leitura. Nesse cenário, o déficit de aprendizagem em Geografia no ensino fundamental requer uma abordagem multifacetada, que envolva aprimoramento da formação docente, uso de recursos didáticos adequados e promoção de uma aprendizagem contextualizada e participativa, são importantes caminhos para a melhoria do ensino e aprendizagem em Geografia. ___ ABSTRACT: In basic education and higher education, there is a large gap in the teaching and learning process of students. This situation is the result of a large learning deficit in Geography that can be clearly observed in everyday school life and in the assessments applied by the federal government. In this sense, we start with the following problem: What are the main learning difficulties in Geography? Next, the general objective was to analyze the main learning difficulties, in Geography, of elementary school students in a public school in Grajaú-MA and their effects on school performance. To achieve this, the methodological path outlined in this study is characterized by a quantitative and qualitative descriptive approach, using bibliographical studies and semi-structured interviews. The participants were 3 (three) teachers from municipal public schools in Grajaú MA. It can be seen from the results that the biggest difficulties pointed out by teachers were lack of attention and poor reading habits. In this scenario, the learning deficit in Geography in elementary school requires a multifaceted approach, which involves improving teacher training, use of appropriate teaching resources and promoting contextualized and participatory learning, these are importante ways to improve teaching and learning in Geography.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectaprendizagem;pt_BR
dc.subjectensino de geografia;pt_BR
dc.subjectestratégias metodológicas;pt_BR
dc.subjectlearning;pt_BR
dc.subjectteaching geography;pt_BR
dc.subjectmethodological strategies.pt_BR
dc.titleO déficit de aprendizagem em geografia no ensino fundamental em uma escola pública de Grajaú-Mapt_BR
dc.title.alternativeThe learning deficit in elementary school geography in a public school in Grajaú-Mapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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