Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/7061
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOARES, Shirley Farias | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-16T13:03:31Z | - |
dc.date.available | 2023-10-16T13:03:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/7061 | - |
dc.description | The supervised internship is an essential component of the teacher training course. It is during this period that the integration between practice and theory takes place, allowing understanding and reflection on the relationships in the school environment, as well as overcoming their fears and expectations. The pandemic has brought several changes to the various sectors of society. For education it was no different. Thus, this research is guided by the question: What is the perception of the students of the pedagogy course about the internship in times of a pandemic? The objectives are: To present the perception of the students of the pedagogy course about the internship. Analyze the main challenges and expectations faced. Identify understanding about the importance of the supervised internship. This course completion work is based, above all, on the concepts presented by Pimenta and Lima (2006) and Medeiros (2013) and Maris and Curi (2019). The present research has a qualitative approach, having as subjects the reports of internships in initial series I and II presented to the Federal University of Maranhão, who carried out the in-person internship at the Municipal Children's Hospital of Imperatriz and remote at a Municipal School of Imperatriz, the method used was phenomenological and bibliographic and as instrument the documental analysis. An initial frustration was observed in the results of this research due to the lack of teacher-student relationship, so desired by the students, due to this abrupt change to remote teaching, preventing interns from having access to the school environment in person, causing the loss of this important opportunity. of practical learning. It is noted that students understand the importance of the internship for their training and see it as an opportunity to relate what was learned during graduation with practice. Because only in the internship experience is it possible to experience the school routine with all its difficulties and possibilities of acting as future educators. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estágio supervisionado é um componente essencial do curso de formação de professores. É durante este período que se faz a integração entre a prática e a teoria, permite compreender e refletir sobre as relações no ambiente escolar, bem como superar seus medos e expectativas. A pandemia trouxe várias mudanças para os diversos setores da sociedade. Para a educação não foi diferente. Assim, esta pesquisa norteia se a partir do questionamento: Qual a percepeção dos discentes do curso de pedagogiasobre o estágio em tempo de pandemia? Os objetivos são: Apresentar a percepção dos alunos do curso de pedagogia sobre o estágio. Analisar os principais desafios e expectativas enfrentadas. Identificar a compreensão acerca da importância do estágio supervisionado. Esse trabalho de conclusão de curso se firma, sobretudo, nos conceitos apresentados por Pimenta e Lima ( 2006) e Medeiros (2013) e Maris e Curi (2019). A presente pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo como sujeitos os relatórios de estágios em séries iniciais I e II apresentados à Universidade Federal do Maranhão, que realizaram o estágio presencial no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz e remoto em uma Escola Municipal de Imperatriz, o método utilizado foi fenomenológico e bibliográfico e como instrumento a análise documental. Foram observados nos resultados desta pesquisa uma frustração inicial por falta de relacionamento professor e aluno, tão ansiado pelos discentes, devido a essa mudança abrupta para o ensino remoto, impedindo os estagiários de terem acesso ao ambiente escolar de maneira presencial, gerando perda dessa importante oportunidade de aprendizado prático. Nota-se que os estudantes compreendem a importância do estágio para sua formação e o enxergam como uma oportunidade de relacionar o que foi aprendido durante a graduação com a prática. Pois somente na experiência de estágio é possível, vivenciar a rotina escolar com todas as suas dificuldades e possibilidades da atuação como futuros educadores. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado; | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Supervised Internship; | pt_BR |
dc.subject | Pandemic; | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.title | A Percepção de Discentes do Curso de Pedagogia sobre o Estágio Supervisionado em tempos de Pandemia | pt_BR |
dc.title.alternative | The Perception of Pedagogy Course Students about the Internship Supervised in times of Pandemic | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SHIRLEY_FARIAS_SOARES_tcc.pdf | TCC de Graduação | 345,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.