Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7063
Título: PERCEPÇÃO DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SENADOR LA ROCQUE-MA
Título(s) alternativo(s): TEACHER PERCEPTION ABOUT INCLUSIVE EDUCATION OF CHILDREN WITH ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER (ADHD) AT A MUNICIPAL SCHOOL IN SENATOR LA ROCQUE-MA
Autor(es): SILVA, Wellen Ferreira da
Palavras-chave: Desafios;
Formação continuada;
Estratégias;
TDAH
Challenges;
Continuing training;
Strategies;
ADHD
Data do documento: 31-Jul-2023
Editor: UFMA
Resumo: O processo de inclusão escolar crianças com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade/TDAH é uma realidade em diferentes cidades brasileiras, ainda que a situação não seja a ideal, este público tem sido inserido nas salas de aula e professores têm buscado realizar ações em prol de suas aprendizagens. Neste sentido, neste trabalho busca-se como objetivo analisar a percepção de docentes sobre a educação inclusiva de crianças com o TDAH dos Anos Iniciais em uma escola da rede municipal de Senador La Rocque-MA. Os embasamentos teóricos utilizados para este trabalho discutem sobre a inclusão escolar, tais como APA (2014), SILVA (2003), SIMON (2018), dentre outros e documentos legais que contribuíram para dar o suporte às discussões realizadas. Os caminhos metodológicos pautaram-se na pesquisa qualitativa, exploratória e de campo. Além disso foram utilizadas observações e entrevista semiestruturadas com os participantes da pesquisa, que foram, dois professores dos Anos Iniciais de uma escola da rede municipal de Senador La Rocque-MA. A análise dos dados gerados foi descrita. A partir dos resultados obtidos constatou-se que há falta de preparação, em alguns aspectos, referente ao trabalho pedagógico para atuar com alunos com TDAH, situação que se confirma na ausência de conhecimentos sobre este transtorno e como lidar com alunos que tenham esta condição. Identificou-se que há a necessidade de formações continuadas para docentes com o direcionamento da perspectiva da inclusão, visto que certas práticas podem ser melhor conduzidas com a construção contínua de conhecimentos sobre as necessidades que estão presentes em sala de aula. Outro ponto confirmado foram os desafios, haja vista, ter turmas lotadas, falta de suporte para mediar as aprendizagens, tendo apenas a presença de cuidador, além desconhecimento sobre características ligadas ao TDAH e sobre que possibilidades estratégicas podem instigar estes alunos, chamar sua atenção e lhe proporcionar aprendizagens consistentes, foram fatores relevantes e que merecem atenção. Logo, a promoção de uma educação mais inclusiva perpassa ter conhecimentos sobre as diferentes deficiências, necessidades especiais e transtornos, como exemplo, o objeto desta investigação, o TDAH, para que o desenvolvimento destes possa ser equitativo.
Descrição: The process of school inclusion of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder/ADHD is a reality in different Brazilian cities, although the situation is not ideal, this public has been inserted in classrooms and teachers have sought to carry out actions in for their learning. In this sense, this work aims to analyze the perception of teachers about the inclusive education of children with ADHD in the Early Years in a school in the municipal network of Senador La Rocque-MA. The theoretical bases used for this work discuss about school inclusion, such as APA (2014), SILVA (2003), SIMON (2018), among others and legal documents that contributed to support the discussions held. The methodological paths were based on qualitative, exploratory and field research. In addition, observations and semi-structured interviews were used with the research participants, who were two teachers from the Early Years of a school in the municipal network of Senador La Rocque-MA. The analysis of the generated data was described. From the results obtained, it was found that there is a lack of preparation, in some aspects, regarding the pedagogical work to work with students with ADHD, a situation that is confirmed in the absence of knowledge about this disorder and how to deal with students with this condition. It was identified that there is a need for continued training for teachers with the perspective of inclusion in mind, since certain practices can be better conducted with the continuous construction of knowledge about the needs that are present in the classroom. Another confirmed point was the challenges, given the crowded classes, lack of support to mediate learning, with only the presence of a caregiver, as well as lack of knowledge about ADHD-related characteristics and about what strategic possibilities can instigate these students, call their attention and provide you with consistent learning, were relevant factors that deserve attention. Therefore, the promotion of a more inclusive education involves having knowledge about the different deficiencies, special needs and disorders, as an example, the object of this investigation, ADHD, so that their development can be equitable.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7063
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WELLEN_FERREIRA_DA_SILVA_tcc.pdfTCC de Graduação407,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.