Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/7064
Título: A utilização das tics nos anos iniciais do ensino fundamental da escola municipal Simone macieira durante a pandemia covid-19
Título(s) alternativo(s): The use of tics in the initial years of elementary school in Simone macieira municipal school during the covid-19 pandemic
Autor(es): SOUSA, Iara dos Santos
Palavras-chave: Educação;
Tecnologia;
Prática docente
Education;
Technology;
teaching practice
Data do documento: 5-Jan-2023
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho procurou abordar sobre a utilização das tecnologias educacionais no periodo da pandemia Covid-19, possuindo como problema o uso das tecnologias no processo de ensino na educação infantil em uma escola municipal de uma cidade do interior do estado do Maranhão. No nosso país, por conta da obrigatoriedade da quarentena adotada com o objetivo de diminuir o contágio do vírus, as escolas de Educação Básica tiveram as suas aulas suspensas. A coleta de dados foi feita através de um formulário de 08 questões fechadas e abertas aplicadas através da Plataforma Google Forms abordando sobre a percepção dos discentes sobre a utilização das tecnologias como instrumento para o ensino e o quanto a sua influência impacta no aprendizado dos alunos. Este trabalho possuiu como principais bases teóricas os autores Alonso, Lavinas, Veiga e Lévy, onde foram abordados em seus artigos sobre os principais uso da tecnologia e da informática na história e na educação, após o advento da pandemia do covid-19 os professores se reinventaram em relação ao uso da tecnologia como suporte ao desenvolvimento da aprendizagem. Muitos professores antes nem se quer utilizavam o computador para o trato em suas aulas, visto que o uso do livro didático ainda era uma das principais fontes de recursos que estes possuíam. Na pesquisa realizada, trouxemos os dados de uma análise feita na Escola Municipal Simone Macieira, que trata o ensino fundamental anos iniciais (1° ao 5° ano), em uma perspectiva da forma como a pandemia e a utilização das “Tic’s” ajudaram nessa fase tão caótica. Esta pesquisa demonstrou a grande dificuldade dos professores com o tratamento da tecnologia, podemos perceber que o uso do computador ou de notebook entre os professores foi muito baixo em relação ao uso de celulares, isso decorrente do tempo em sala de aula e da idade dos professores.
Descrição: This work sought to address the use of educational technologies in the period of the Covid-19 pandemic, having as a problem the use of technologies in the teaching process in early childhood education in a municipal school in a city in the interior of the state of Maranhão. In our country, due to the mandatory quarantine adopted with the aim of reducing the spread of the virus, Basic Education schools had their classes suspended. Data collection was done through a form with 08 closed and open questions applied through the Google Forms Platform, addressing the students' perception of the use of technologies as a teaching tool and how much their influence impacts on student learning. This work had as main theoretical bases of the authors Alonso, Lavinas, Veiga and Lévy, where they were approached in their articles on the main uses of technology and informatics in history and education, after the advent of the covid-19 pandemic, teachers became reinvented in relation to the use of technology to support the development of learning. Many teachers before didn't even want to use the computer to deal with it in their classes, since the use of textbooks was still one of the main sources of resources they had. In the research carried out, we brought data from an analysis carried out at Escola Municipal Simone Macieira, which deals with elementary education in the early years (1st to 5th grade), from a perspective of how the pandemic and the use of “Tic's” helped in this process. so chaotic phase. This research demonstrated the great difficulty of teachers with the treatment of technology, we can see that the use of the computer or notebook among the teachers was very low in relation to the use of cell phones, this due to the time in the classroom and the age of the teachers.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/7064
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IARA_DOS_SANTOS_SOUSA_tcc.pdfTCC de Graduação1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.